Lago nos EUA tem os maiores peixes-espátula do mundo

Em cerca de um mês, dois peixes recordistas foram capturados nas águas do lago Keystone, em Oklahoma

O atual recordista, com quase 69 kg de peso, nos braços do pescador Cory Waters. Crédito: Jeremiah Mefford

O lago Keystone, em Oklahoma (EUA), virou menção obrigatória quando o assunto é o tamanho e peso de um exótico peixe fluvial que se originou no Cretáceo, há cerca de 125 milhões de anos, e desde então pouco mudou: o peixe-espátula.

Pertencente à família Polyodontidae, o peixe-espátula só é encontrado na China e na América do Norte. Ele se alimenta de plâncton, que filtra da água com a boca aberta enquanto nada.

Segundo os jornais “Springfield News-Leader” (EUA), o recordista mundial desse peixe foi capturado em 23 de julho no lago, a oeste de Tulsa, por Cory Waters: 68,9 quilos. O guia que acompanhava Waters na ocasião, Jeremiah Mefford, do Reel Good Time Guide Service, também estava presente quando o agora vice-líder foi capturado quatro semanas antes por James Lukehart no mesmo lago: 66,5 quilos de peso.

LEIA TAMBÉM: Descoberto peixe amazônico que dá choque de maior voltagem entre animais

O agora vice-campeão segurado por James Lukehart. Atrás dele está Mefford. Crédito: Caitlin Lukehart

Os dois peixes foram pesados pelo Departamento de Vida Selvagem e Conservação de Oklahoma antes de serem devolvidos às águas. Ambos, segundo os relatos, saíram nadando vigorosamente após a liberação.

Ponto em comum entre as duas capturas, Mefford disse que não há como saber onde ocorrerá o próximo recorde mundial de peixes-espátula. Mas o lago Keystone parece ser uma boa dica.

Veja também

+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA
+ Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus
+ Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança