Um grupo de pesquisadores da China e da Austrália desenvolveu um promissor revestimento à prova de chamas inspirado nas propriedades da lava.

Formada por compostos metálicos e vítreos contendo oxigênio, a lava é tolerante ao calor e fluida. Para imitar essas propriedades, o químico Pingan Song, da Universidade do Sul de Queensland, Austrália, e seus colaboradores misturaram óxidos metálicos em pó com nitreto de boro, um composto resistente ao calor. Em seguida, adicionaram um polímero retardador de chamas. Os óxidos derretem a temperaturas baixas – cerca de 350 graus Celsius (°C), inferiores às das chamas – e formam uma espécie de lâmina vítrea. À medida que o vidro se forma, o nitreto de boro se encaixa nos espaços entre os óxidos e aumenta a resistência do material ao calor.

O polímero retardador de fogo funcionou como uma cola e facilitou a adesão da mistura a diferentes materiais. Pulverizada sobre um bloco de espuma, um pedaço de madeira e uma lâmina de aço, a mistura impediu que queimassem mesmo depois de expostos por 30 segundos à chama de um maçarico a 1.100°C (foto) (Matter, 6 de janeiro).

* Este artigo foi republicado do site Revista Pesquisa Fapesp sob uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o artigo original aqui.