O Parque Zoológico Arignar Anna, localizado em Vandalur, perto de Chennai (norte da Índia), anunciou que uma leoa de 9 anos de seu plantel morreu de suspeita de infecção por coronavírus na noite de quinta-feira (3 de junho). Outros nove leões do zoológico tiveram resultados positivos para SARS CoV-2. Eles estão em quarentena e recebem tratamento.

O surto foi percebido pela equipe do zoológico no dia anterior, a partir de secreções nasais da leoa. A doença evoluiu rapidamente, e os veterinários do zoológico nada puderam fazer.

Amostras coletadas dos animais foram enviadas ao Instituto Nacional de Doenças de Alta Segurança Animal, de Bhopal, que confirmou a infecção na quinta-feira. De acordo com o protocolo, qualquer suspeita de morte devido ao vírus em zoológicos deve ser reconfirmada pelo Instituto de Pesquisa Veterinária Indiano, em Bareilly, e pelo Center for Cellular and Molecular Biology (CCMB), em Hyderabad. Amostras foram enviadas a esses institutos para confirmação. Segundo os responsáveis pelo zoológico, o CCMB sequenciará o genoma da cepa do vírus para entender a transmissão zoonótica e prevenir que a infecção se dissemine.