Lua projeta sombra sobre Júpiter

A sombra do vulcânico satélite Io se destaca na atmosfera coberta de nuvens do maior planeta do Sistema Solar, em foto da sonda Juno

A sombra de Io sobre Júpiter: largura é aproximadamente a mesma do satélite. Crédito: Nasa/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Kevin M. Gill (CC-BY)

Io, a lua vulcanicamente ativa de Júpiter, projeta sua sombra no planeta nesta imagem dramática da espaçonave Juno, da Nasa. Tal como acontece com os eclipses solares na Terra, dentro do círculo escuro que cruza o topo das nuvens de Júpiter, pode-se testemunhar um eclipse solar completo quando Io passa na frente do Sol.

Esses eventos ocorrem com frequência em Júpiter porque trata-se de um planeta enorme com muitas luas. Além disso, ao contrário da maioria dos outros planetas do Sistema Solar, o eixo de Júpiter não é altamente inclinado em relação à sua órbita. Então, o Sol nunca se afasta do plano equatorial de Júpiter (+/- 3 graus). Isso significa que as luas de Júpiter regularmente projetam suas sombras no planeta ao longo do ano.

A proximidade da Juno com Júpiter fornece uma visão excepcional “olho-de-peixe”, mostrando uma pequena fração perto do equador do planeta. A sombra tem cerca de 3.600 quilômetros de largura, aproximadamente a mesma largura de Io, mas parece muito maior em relação a Júpiter.

LEIA TAMBÉM: As misteriosas neblinas de Júpiter

Vulcões ativos

Um pouco maior que a Lua da Terra, Io é talvez mais famosa por seus muitos vulcões ativos, muitas vezes capturados por fontes elevadas de material ejetado bem acima de sua fina atmosfera.

O cientista cidadão Kevin M. Gill criou esta imagem com cores aprimoradas usando dados da câmera JunoCam da nave espacial. A imagem bruta foi tirada em 11 de setembro de 2019 enquanto a espaçonave Juno realizava seu 22º sobrevoo de Júpiter. No momento em que a imagem foi tirada, a espaçonave estava a cerca de 7.862 quilômetros do topo das nuvens, a uma latitude de 21 graus.

As imagens brutas da JunoCam estão disponíveis para o público examinar e processar em produtos de imagem em: https://missionjuno.swri.edu/junocam/processing.

Veja também

+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA
+ Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus
+ Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança