Um novo estudo sobre os usos multifuncionais dos bumerangues destacou como os objetos de madeira foram usados ​​para moldar as bordas das ferramentas de pedra usadas pelas comunidades indígenas australianas.

A pesquisa, publicada na revista PLOS ONE, demonstrou como os bumerangues podem funcionar como retocadores de ferramentas líticas (ou de pedra), investigando o desgaste gerado nas superfícies dos bumerangues durante as atividades de retoque. Descobriu-se que esses impactos de uso e desgaste em bumerangues eram comparáveis ​​aos observados em ferramentas paleolíticas de retoque ósseo, que datam de mais de 200 mil anos atrás.

O estudo se soma a uma pesquisa anterior sobre usos de bumerangues liderado pela mesma equipe do Centro de Pesquisa Australiano para Evolução Humana da Universidade Griffith (Austrália), mas também destaca o tópico mais amplo da aplicação multifuncional de muitas ferramentas indígenas em todo o território australiano.

Retoques com o uso de bumerangues. Crédito: Universidade Griffith

Conexão funcional profunda

Segundo a doutoranda Eva Francesca Martellotta, primeira autora do artigo, o estudo revelou uma profunda conexão funcional entre ossos e objetos de madeira – um tópico raramente investigado em contextos arqueológicos. “Estudar as técnicas de modelagem aplicadas a ferramentas de pedra é crucial para entender nosso passado”, disse ela.

Martellotta prosseguiu: “Pensando em termos modernos, é como entender a diferença entre uma faca de açougueiro e uma faca de pão: suas lâminas têm formatos diferentes – uma reta, outra serrilhada – porque são usadas para cortar materiais diferentes, ou seja, para desempenhar funções diferentes. (…) Os bumerangues australianos são usados ​​principalmente como armas de caça e combate. No entanto, eles também têm muitas outras funções, ligadas às atividades cotidianas das comunidades aborígenes”.

Experimento de uso de bumerangue para lascar pedra. Crédito: Universidade Griffith

Natureza multifuncional

“Em nosso artigo, reunimos conhecimento tradicional e arqueologia experimental para investigar um uso esquecido de bumerangues: modificar as bordas de ferramentas de pedra”, continuou Martellotta. “Essa atividade é fundamental para a produção de diversos utensílios de pedra, cada um com uma ou mais funções.”

Segundo a pesquisadora, réplicas experimentais tradicionalmente artesanais de bumerangues provaram ser muito funcionais para moldar ferramentas de pedra. “Nossos resultados são a primeira prova científica da natureza multifuncional desses objetos icônicos”, afirmou ela. “Embora nossos resultados pela primeira vez quantifiquem cientificamente a natureza multifuncional de ferramentas diárias como bumerangues, isso é algo que os aborígenes sabem há muito tempo.”

O coautor do estudo Paul Craft, do povo Birrunburra Bundajalung Yagambeh Yuggera Turrbal, contribuiu com dois dos quatro bumerangues de madeira usados ​​para os experimentos de moldagem de ferramentas líticas.