Maior avião do mundo faz seu primeiro voo

A Stratolaunch tem envergadura de asas de 117 metro e alcançou uma velocidade máxima de 300 quilômetros por hora

Stratolaunch, o maior avião do mundo
Stratolaunch, o maior avião do mundo / Foto: divulgação

A maior aeronave do mundo, a Stratolaunch, fez seu primeiro vôo nesse sábado (13). A Stratolaunch tem um design de fuselagem dupla e envergadura de asas de 117 metros, maior do que o comprimento de um campo de futebol americano (110 metros). O avião tem comprimento de 73 metros.

O vôo aconteceu no Deserto de Mojave, Califórnia (EUA). A Stratolaunch alcançou uma velocidade máxima de 300 quilômetros por hora, e voou durante 2 horas e meia, a uma altitude de até 17.000 pés.

Stratolaunch, o maior avião do mundo, com 117 metros de envergadura
Stratolaunch, o maior avião do mundo, com 117 metros de envergadura / Foto: Divulgação

O objetivo final da aeronave Stratolaunch é servir como uma plataforma de lançamento móvel para veículos espaciais, que permitirá acesso mais fácil ao espaço aéreo. O avião tem capacidade de carga de 226 quilos.

Jean Floyd, CEO da Stratolaunch, classificou esse primeiro voo como “fantástico”. “O voo de hoje promove nossa missão de fornecer uma alternativa flexível aos sistemas de lançamento no solo”, disse.

O voo serviu para os pilotos realizarem uma série de manobras de controle de vôo para calibrar a velocidade e testar sistemas.

A Stratolaunch foi fundada por Paul Allen, co-fundador da Microsoft com Bill Gates. Allen morreu em outubro de 2018 e não viu seu avião em ação no ar.

Diagrama mostra como Stratolaunch vai lançar foguetes no espaço / Foto: Divulgação
Diagrama mostra como Stratolaunch vai lançar foguetes no espaço / Foto: Divulgação

blog comments powered by Disqus