Mais alta obra de arte pública do mundo será erguida em rodovia belga

O Arco Maior, escultura de aço do francês Bernar Venet, terá quase o dobro da altura da estátua do Cristo Redentor

Concepção artística do arco instalado na estrada. Imagem: Bernar Venet studio

L’Arc Majeur (O Arco Maior), anunciada como a mais alta obra de arte pública do mundo, está na Bélgica, de acordo com os jornais “Brussels Express” e “The Guardian”. O arco de aço de 250 toneladas e 60 metros (altura quase duas vezes maior que a do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro) está sendo instalado na estrada E411, entre as províncias de Namur e Luxemburgo (Bélgica). Como o nome sugere, a obra de arte assume a forma de um arco saindo do solo nos dois lados da rodovia.

A obra foi concebida em 1984 pelo artista francês Bernar Venet, a pedido de Jack Lang, ex-ministro da Cultura da França. Ela deverá ser formalmente inaugurada até outubro, mas a instalação de suas seções principais acontecerá a partir do fim da noite de 10 de agosto até às 6 horas do dia seguinte. Presume-se que o projeto tenha custado 2,5 milhões de euros.

Venet disse ao “The Guardian” que, embora houvesse monumentos mais altos para figuras históricas, o Arco Maior, como uma escultura puramente artística, seria a mais alta de seu tipo no planeta. “Não há nada assim em qualquer parte do mundo. (…) Você poderá vê-lo a 3 quilômetros de distância.”

 

Colaboração

A escultura deveria ter sido instalada em 1984 perto de Auxerre, mas o prefeito local bloqueou o empreendimento, apesar do apoio de Jack Lang. “Foi por motivos pessoais”, disse Venet ao “The Guardian”. O projeto sofreu vaivens até ganhar um novo impulso quando Venet colaborou com empresa belga de engenharia mecânica, CMI, e sua fundação de caridade.

A localização, nas cercanias da cidade de Rochefort, foi escolhida a dedo. “Existem postes de luz em toda a Bélgica”, disse Venet. “Mas aqui, por 15 a 20 quilômetros, não há postes. O motorista terá bastante tempo para descobrir (o arco). O que é interessante sobre a escultura é que as pessoas não param e olham para ela. Ele será visto quando as pessoas estiverem em movimento – e elas passarão por isso e irão embora.”