Manchas de óleo chegam a Salvador; Em Sergipe, tartarugas são desovadas em alto-mar

Projeto Tamar solta tartarugas em alto-mar em Sergipe, para evitar contaminação por óleo nas praias / Foto: Projeto Tamar/Divulgação

As manchas de óleo que estão contaminando diversas praias do Nordeste chegaram a Salvador, na Bahia, nesta sexta-feira (11).

A prefeitura de Salvador e o Ibama estão tomando medidas de contenção e retenção do óleo. A contaminação foi vista praias Stella Maris, Piatã, Itapuã, Jaguaribe, Jardim de Alah, Jardim dos Namorados, Buracão e Flamengo. No estado, são 19 praias contaminadas.

A Empresa de Limpeza Pública (Limpurb) da cidade informou que está trabalhando em regime de plantão de 24 horas, com 75 profissionais, para limpar as áreas contaminadas. A empresa disse que foram coletados 20 quilos do óleo. O material seguirá para análise.

O vazamento de petróleo cru já atingiu os nove estados do Nordeste e se espalhou por uma faixa de dois mil quilômetros em 139 pontos.

Sergipe

Em Sergipe, biólogos do Projeto Tamar realizaram a soltura de mil filhotes de tartaruga em alto-mar nesta quinta-feira (10), para evitar as praias contaminadas. As manchas de óleo contaminaram o maior berçário das tartarugas oliva do Brasil, em Pirambu.

No sábado (5) o governo decretou situação de emergência e a soltura dos filhotes foi cancelada. O Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, esteve em Aracaju na segunda-feira (7) para avaliar a situação.