McDonald´s da Suécia está instalando “hotéis” para abelhas em outdoors

Cerca de 30% das 274 espécies de abelhas que vivem na Suécia estão ameaçadas de extinção

McDonald´s da Suécia está instalando "hotéis" para abelhas em outdoors / Foto: Divulgação

A rede de lanchonetes McDonald´s da Suécia está construindo “casinhas” para abelhas em outdoors da marca espalhados pelo país?

Segundo a empresa, estima-se que 30% das 274 espécies de abelhas que vivem na Suécia estão ameaçadas. Sem a polinização das abelhas, a produção de um terço dos alimentos do mundo estaria ameaçada. Mas elas tem cada vez menos lugares para viver, por conta da crescente urbanização que avança sobre seus habitats naturais.

Mas será que os insetos podem se adaptar e viverem nesses ambientes mais urbanos? A empresa acredita que sim, e por isso desenvolveu o projeto, que consiste em produzir outdoors para servir como um abrigo seguro para os insetos. Alguns são feitos de madeira e têm buracos onde as abelhas podem se instalar. Outros têm “casinhas” na parte de trás, também para servir de moradia.

Veja um vídeo mostrando os outdoors-colmeias.

Não é a primeira vez que o McDonald´s lança uma iniciativa para proteger abelhas. Algumas lanchonetes da Suécia contam com colmeias em seus telhados. E, em maio, a agência sueca NORD NDDB criou o “McHive”, ou o “menor McDonald´s do mundo”, que nada mais é do que uma colmeia funcional com o design de uma loja da rede. A colmeia foi leiloada por US$ 10 mil em prol da Ronald McDonald House, instituição de apoio a crianças com problemas de saúde.