Médicos indianos extraem rim gigante de paciente

Órgão ocupava quase metade do abdômen, de acordo com um dos médicos que participaram da cirurgia

Anatomia de rim humano: um órgão normal tem cerca de 12 centímetros de comprimento e no máximo 150 gramas de peso. No caso indiano, o rim extraído pesava 7,4 quilos e media quase 45 centímetros de comprimento. Crédito: www.medicalgraphics.de

Cirurgiões indianos extraíram um rim com 7,4 quilos (o peso de uma bola de boliche) de um homem com uma grave doença renal genética, disse um cirurgião na segunda-feira (25 de novembro) à agência de notícias AFP. O órgão é um dos maiores já removidos em uma operação. Um rim normal pesa cerca de 120 gramas a 150 gramas e tem 12 centímetros de comprimento.

“Era um caroço enorme que ocupava metade do abdômen”, disse Sachin Kathuria, membro da equipe cirúrgica, à AFP. “Sabíamos que era um rim grande, mas nunca pensamos que seria tão pesado.”

O paciente, de 56 anos, tem doença renal policística autossômica dominante. Ele foi submetido em outubro a uma operação de duas horas no Sir Ganga Ram Hospital, em Nova Délhi. O rim extraído tinha quase 45 centímetros de comprimento, segundo Kathuria.

LEIA TAMBÉM: Médicos extraem 526 dentes de garoto indiano

Há controvérsias sobre se esse seria o maior rim já extraído de um paciente. Segundo o Guinness Book of Records, o maior rim removido de um ser humano, em uma operação em Dubai em 2017, pesava 4,25 quilos. Médicos do hospital de Nova Délhi disseram, no entanto, que encontraram relatos médicos de um rim pesando 9 kg sendo extraído de um paciente.

A doença que acomete o indiano operado em outubro causa cistos cheios de líquidos que começam a crescer nos rins. Os médicos pediram a operação quando detectaram sangramento interno e propagação de infecções. Segundo Kathuria informou à AFP, o homem estava agora em boas condições e em diálise, aguardando um rim para transplante.