Meditação: dicas para quem quer começar

A meditação traz inúmeros benefícios para seus praticantes a custo zero. Veja como se iniciar nessa área

Crianças peruanas praticam meditação em escola. Foto: Jdontfight/Wikimedia

Muita gente imagina que meditar é algo complicado. Nada pode ser mais errado do que esse pensamento: praticamente todo mundo já meditou em sua existência, sem se dar conta da simplicidade da operação.

Em geral, o ato físico da meditação consiste em sentar-se em silêncio, concentrando-se na respiração, em uma palavra ou frase. A posição fixa, porém, não é fundamental: um meditador tanto pode estar parado como andando. Na verdade, há inúmeras formas de praticar meditação.

A maioria das pessoas não sabe, mas, ao rezarem com convicção, por exemplo, todas elas estão meditando. As tradições religiosas envolvem pelo menos algum tipo de prática meditativa. Por isso mesmo, é provável que, pelo menos uma vez na vida, todos nós já tenhamos meditado – mesmo que ignoremos isso.

Você tem interesse em praticar meditação? Conheça aqui algumas sugestões importantes para os iniciantes, relacionadas pela equipe da Clínica Mayo, dos Estados Unidos.

Escolha uma técnica que esteja em sintonia com seu estilo de vida e sistema de crenças – Fica bem mais fácil praticar a meditação adequando-a ao cotidiano. Um exemplo, adotado por muitas pessoas, é começar o dia com uma prece; outro é uma caminhada de 15 minutos no entardecer. A mente cansada das agitações de mais um dia de trabalho pode ainda reconfortar-se numa aula de ioga ou de tai chi.

Abra um espaço na sua agenda para essa atividade – Se você não assumir um compromisso interior com esse projeto, ele tende a perder-se em meio aos eventos do dia. A sugestão é começar com sessões de meditação de 5 minutos uma ou duas vezes por dia; com o tempo, o período de cada sessão pode se prolongar até 20 minutos. Importante: a não ser que você tenha uma excelente noção de tempo, é melhor deixar um despertador (que não seja escandaloso) preparado para avisá-lo de que o horário da sessão acabou.

Insista – Tenha paciência com você no início. Caso sua atenção vagueie enquanto você está meditando, traga-a com calma e delicadeza para o alvo original. Uma imagem pode ser usada nesse sentido, e para isso a equipe da Clínica Mayo sugere duas técnicas: desenhar balões que voam para longe e preenchê-los com os pensamentos inoportunos ou imaginar estes como pássaros que partem assim que você mentalmente bate palmas.

Torne a meditação parte integrante da sua vida – Enquanto alguns preferem abrir seu dia com uma meditação, outros optam por praticá-la durante certos períodos  espalhados pela manhã, tarde e noite. Teste algumas alternativas e verifique em qual você se encaixa melhor.