Menos água no rio Colorado no futuro

Rio do sudoeste dos EUA enfrenta desde os anos 2000 a pior seca em meio milênio, e suas perspectivas para o século 21 não são favoráveis

Rio Colorado próximo à cidade de Page, no Arizona: recarga difícil. Crédito: Svein-Magne Tunli/Wikimedia Commons

A disponibilidade de água para os ecossistemas e uso humano está ameaçada na bacia do rio Colorado, no sudoeste dos Estados Unidos, região que desde os anos 2000 enfrenta a pior seca dos últimos 500 anos.

Cerca de metade da água do rio, que percorre os estados de Colorado, Utah, Wyoming, Novo México e Arizona, vem do subsolo; a outra metade é fornecida pela precipitação. A água subterrânea é fundamental por alimentar os córregos e riachos que abastecem o rio e permitir manter o fluxo do Colorado fora do período de chuvas, do qual hoje dependem cerca de 40 milhões de pessoas.

Um grupo liderado pela hidrologista Olivia Miller, do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), usou um modelo matemático para tentar prever o que pode ocorrer com as águas subterrâneas do Colorado neste século, em três cenários de mudanças climáticas. No melhor cenário, mais quente e úmido, o volume de água subterrânea pode aumentar 6% até 2030, mas depois decai, ficando 3% abaixo do nível atual em 2080. No pior cenário, quente e seco, as águas subterrâneas podem diminuir 23% até 2030 e até 33% em 2080 (Geophysical Research Letters, 25 de outubro).

* Este artigo foi republicado do site Revista Pesquisa Fapesp sob uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o artigo original aqui.

Veja também
+ Jovem grava momento em que mulher morre sem saber que se tratava de sua mãe
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago