Metade dos rios do mundo seca ao longo do ano

Os rios intermitentes existem em todos os climas e biomas – até mesmo em regiões mais úmidas, como a Amazônia e a África Ocidental

Rio Clauge, na França, durante o período de fluxo normal e de seca. Crédito: Bertrand Launay

Mais da metade dos rios e córregos do mundo possui um trecho que seca ao menos por um dia a cada ano, segundo estudo conduzido por uma equipe internacional liderada por pesquisadores da Universidade McGill, no Canadá, e do Instituto Nacional de Agricultura, Alimentos e Ambiente (Inrae), da França.

O grupo combinou dados sobre o fluxo de rios e córregos de 5.615 localizações do mundo todo com informações a respeito da hidrologia, do clima e da geografia locais, criando um modelo capaz de fornecer a probabilidade de cada trecho secar ao longo do ano. De acordo com as previsões do modelo, disponíveis para toda a extensão dos cursos d’água, de 51% a 60% dos 64 milhões de quilômetros de rios e córregos do mundo são intermitentes. Nas regiões de clima quente e seco, a proporção de trechos que secam ao menos um dia por ano chega a 95% do total (Nature, 16 de junho).

O estudo revelou ainda que os rios intermitentes são muito mais numerosos do que se pensava. Eles ocorrem em todos os climas e biomas, inclusive nas regiões mais úmidas, como a África Ocidental e a Amazônia.

* Este artigo foi republicado do site Revista Pesquisa Fapesp sob uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o artigo original aqui.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago