Metade dos rios do mundo seca ao longo do ano

Os rios intermitentes existem em todos os climas e biomas – até mesmo em regiões mais úmidas, como a Amazônia e a África Ocidental

Rio Clauge, na França, durante o período de fluxo normal e de seca. Crédito: Bertrand Launay

Mais da metade dos rios e córregos do mundo possui um trecho que seca ao menos por um dia a cada ano, segundo estudo conduzido por uma equipe internacional liderada por pesquisadores da Universidade McGill, no Canadá, e do Instituto Nacional de Agricultura, Alimentos e Ambiente (Inrae), da França.

O grupo combinou dados sobre o fluxo de rios e córregos de 5.615 localizações do mundo todo com informações a respeito da hidrologia, do clima e da geografia locais, criando um modelo capaz de fornecer a probabilidade de cada trecho secar ao longo do ano. De acordo com as previsões do modelo, disponíveis para toda a extensão dos cursos d’água, de 51% a 60% dos 64 milhões de quilômetros de rios e córregos do mundo são intermitentes. Nas regiões de clima quente e seco, a proporção de trechos que secam ao menos um dia por ano chega a 95% do total (Nature, 16 de junho).

O estudo revelou ainda que os rios intermitentes são muito mais numerosos do que se pensava. Eles ocorrem em todos os climas e biomas, inclusive nas regiões mais úmidas, como a África Ocidental e a Amazônia.

* Este artigo foi republicado do site Revista Pesquisa Fapesp sob uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o artigo original aqui.

Saiba mais
+ Carolina Dieckmann pede R$ 9 milhões por mansão no Rio
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua