Milhares de criaturas semelhantes a pênis apareceram em uma praia do norte da Califórnia. Os animais são um tipo de verme da classe Echiura que tem o nome científico Urechis caupo, mas popularmente recebe a denominação “peixe-pênis”.

Esses invertebrados marinhos se enterram profundamente na areia, bem abaixo dos pés de quem passa pela praia. Desta vez, porém, tempestades de inverno recentes produziram ondas que varreram as camadas superiores de areia. Como consequência, a Drakes Beach, cerca de 80 quilômetros ao norte de San Francisco, ficou atulhada com milhares desses vermes, medindo em média cerca de 25 centímetros de comprimento, de acordo com artigo assinado pelo biólogo Ivan Parr na publicação eletrônica “Bay Nature”.

LEIA TAMBÉM: Sexta-feira 13: dez curiosidades sobre o dia da má sorte

No artigo, Parr responde à dúvida do leitor David Ford, autor da foto abaixo, que perguntava o que era “aquilo” que cobria a praia em 6 de dezembro. O biólogo explica ali, entre outros detalhes, que Urechis caupo é a única espécie dessa classe encontrada na costa oeste da América do Norte, entre a Baixa Califórnia e o Oregon. Há evidências fósseis dessas criaturas datadas de 300 milhões de anos. Algumas vivem até 25 anos.

Os vermes tomam conta da superfície da praia, na foto de Ford. Crédito: David Ford/Bay Nature

Os “peixes-pênis” são alimento para gaivotas, lontras, outros peixes, tubarões e arraias. Mas o paladar humano também conhece o seu gosto. Uma espécie aparentada encontrada no leste da Ásia, Urechis unicinctus, é considerada uma iguaria em países como a Coreia do Sul, onde é denominada gaebul.