Missão da Falcon Heavy, da SpaceX, é quase um sucesso total

As entregas dos clientes foram feitas conforme o planejado, mas na volta à Terra um dos propulsores não pousou no navio-robô e caiu no mar

Decolagem do Falcon Heavy às 2:30 da madrugada de hoje, 25/06

A missão desafiadora do foguete Falcon Heavy, da SpaceX, foi cumprida com sucesso na madrugada de hoje – como noticiado ontem por PLANETA. A decolagem aconteceu no Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA), às 2:30 da manhã local (3h30, em Brasília), três horas depois do horário originalmente programado.

Quase tudo correu conforme o planejado. As entregas dos 24 satélites secretos da Força Aérea em três órbitas diferentes foram realizadas para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Cargas científicas que testarão novas tecnologias da Nasa – como informado por PLANETA –, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) e da organização sem fins lucrativos Sociedade Planetária também chegaram aos seus destinos. O veículo também levou para o espaço as cinzas de cerca de 152 indivíduos cremados para a Celestis Inc.

Dois dos três propulsores reutilizáveis pousaram no local correto, na volta à Terra. Mas o impulsionador do núcleo central errou o alvo, que era o navio-robô I Still Love You. Um barco backup, entretanto, resgatou metade do equipamento que caiu na água já em chamas, graças a uma rede gigante pendurada em quatro vigas. Agora é questão de avaliar se algo poderá ser reaproveitado desse propulsor.

Se você perdeu a chance de assistir ao lançamento ao vivo, pode assistir à transmissão no vídeo abaixo:

O lançamento foi tratado como um teste pela Força Aérea antes de se comprometer com futuros contratos de lançamento. Parece que a empresa de Elon Musk passou nesse primeira prova de fogo.

O próximo lançamento da SpaceX está agendado para 21 de julho, quando um Falcon 9 transportará uma carga para a Estação Espacial Internacional. A empresa ainda não divulgou uma data para o próximo vôo da Falcon Heavy.