Morre Alexei Leonov, primeiro astronauta a fazer uma caminhada espacial

A lendária caminhada espacial foi realizada em março de 1965 e foi um marco porque mostrou que o ser humano poderia sobreviver no espaço fora da segurança de uma nave espacial

Morre o cosmonauta russo Alexei Leonow, aos 85 anos / Foto: Domínio Público

O cosmonauta Russo Alexei Leonov, o primeiro homem a fazer uma caminhada no espaço, morreu nesta sexta-feira (11) em Moscou, aos 85 anos.

A lendária caminhada espacial de Leonov foi realizada em março de 1965, e foi um marco porque mostrou que o ser humano poderia sobreviver no espaço fora da segurança de uma nave espacial. O cosmonauta passou 10 minutos manobrando fora da nave Voskhod 2, amarrado ao veículo.

O feito também foi importante para a Rússia continuar na frente dos Estados Unidos na corrida espacial. Além da caminhada de Leonov, outras realizações importantes da Rússia foram o lançamento de Sputnik, o primeiro satélite artificial da Terra, em 1957, e o primeiro voo espacial tripulado, com o renomado astronauta Yuri Gagarin, em 1961.

Em 1975, Leonov participou do Projeto Teste Apollo-Soyuz, o primeiro voo espacial conjunto entre Rússia e Estados Unidos, missão que marcou o fim da corrida espacial entre os dois países. O projeto também foi um embrião de diversos outros projetos conjuntos, como a construção da Estação Espacial Internacional (ISS), que começou em 1998 e terminou em 2011.

Dois meses depois da caminhada, Leonov escreveu um relato sobre a experiência na revista “Life”. “Até onde me lembro, eu estava completamente concentrado, com o sangue frio e relativamente desentusiasmado. A vista foi espetacular! As estrelas não piscam. O Sol parece soldado ao veludo negro do céu. A Terra solitária se acelera junto”, escreveu.

 

 

 

Veja também

+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA
+ Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus
+ Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança