Começa esta semana, a 8ª Mostra Ecofalante de Cinema na cidade de São Paulo com a exibição de 132 filmes, de 32 países, totalmente gratuita. O evento acontece entre os dias 30/05 e 12/06, em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente e ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), e é considerado o mais importante evento audiovisual dedicado ao tema socioambiental da América do Sul.

Este ano, a mostra propõe uma reflexão e revisão sobre o mundo e a sociedade que se seguiram à grande efervescência cultural dos anos 1960. São 14 obras realizadas entre 1970 a 1984 e assinadas por grandes diretores, como Agnès Varda, Michelangelo Antonioni, Chris Marker, Frederick Wiseman e Glauber Rocha, entre outros. Dois debates estão agendados: “Contracultura e 68” e “Ativismos Emergentes”.

Outro destaque é a homenagem ao diretor brasileiro Silvio Tendler. Serão exibidas 11 das suas obras mais marcantes, incluindo “O Fio da Meada” (Brasil, 2019, 77 min), que estreia no festival. O filme acompanha a luta de caiçaras, quilombolas e indígenas para sobreviver e para tentar impedir que suas reservas naturais sejam destruídas pelo processo de urbanização.

Cena do filme “Fio da Meada”, que estreia na Mostra Ecofalante de Cinema de 2019, do diretor homenageado pelo evento Silvio Tendler. (Crédito: Divulgação)

Sete eixos temáticos são cobertos por 44 títulos, representando obras de 22 diferentes países: cidades, economia, povos & lugares, recursos naturais, saúde (novo), sociobiodiversidade e trabalho. Já a Competição Latino-Americana abriga 24 obras da Argentina, Brasil, Colômbia, México, Peru e Venezuela.

A Mostra Brasil Manifesto, item novo na programação, traz um conjunto de filmes que constroem um retrato denso e agudo do Brasil. Um dos exemplos mais emblemáticos é o “O Amigo do Rei” (Brasil, 2019, 142 min), que faz sua estréia na Mostra Ecofalante. A obra trata sobre a maior tragédia ambiental da História do Brasil: o rompimento da barragem da Samarco em Mariana-MG e suas consequências.

Ainda há espaço para a Sessão Infantil, o concurso Curta Ecofalante, o 2º Seminário de Cinema e Educação e diversos debates, além do novo programa Realidade Virtual. Confira a programação completa no site oficial www.ecofalante.org.br.