Mudanças de personalidade melhoram resultados no início da carreira

Fazer mudanças na personalidade, trabalhando características como crescimento da consciência, estabilidade emocional e extroversão, ajuda a promover o sucesso profissional

Desenvolver determinados aspectos da personalidade é um fator que prenuncia êxito profissional entre aqueles que chegam à fase adulta. Crédito: Piqsels

A análise dos dados de um estudo longitudinal de 12 anos que examinou a importância das mudanças de personalidade durante o início da idade adulta indica que o aprimoramento da personalidade traz benefícios profissionais no mundo real. Kevin Hoff, professor assistente de psicologia organizacional-industrial da Universidade de Houston (EUA), descobriu que jovens que desenvolvem níveis mais elevados de consciência e estabilidade emocional durante a transição para o emprego tendem a ter mais sucesso em alguns aspectos do início de suas carreiras. Os resultados do estudo foram publicados na revista “Psychological Science”.

“Os resultados revelaram que certos padrões de crescimento da personalidade previram resultados de carreira além da personalidade e habilidade do adolescente”, relata Hoff. Ele acrescenta que as descobertas apoiam ações públicas em potencial destinadas a ajudar os jovens a desenvolver habilidades baseadas na personalidade.

O estudo de Hoff é o primeiro a avaliar o poder preditivo das mudanças de personalidade para uma ampla gama de resultados de carreira ao longo de mais de uma década da primeira fase da idade adulta .

Importância do desenvolvimento da personalidade

Para adolescentes que passaram por dificuldades ou estão insatisfeitos com aspectos de sua personalidade, há boas notícias também. “O estudo mostrou que você não está apenas preso aos seus traços de personalidade. E também que, se você mudar ao longo do tempo de maneira positiva, isso pode ter um grande impacto em sua carreira”, disse Hoff.

A equipe de Hoff acompanhou duas amostras representativas de jovens islandeses por aproximadamente 12 anos. O intervalo foi desde o final da adolescência (cerca de 17 anos) até a idade adulta jovem (cerca de 29 anos). Os pesquisadores descobriram que indivíduos que desenvolveram níveis mais altos de características alcançaram maior sucesso como jovens adultos. Em ambas as amostras, eles encontraram os efeitos mais fortes para crescimento da consciência, estabilidade emocional e extroversão. Especificamente, as mudanças de consciência previram a satisfação com a carreira; as mudanças na estabilidade emocional estavam intimamente ligadas à renda e à satisfação com a carreira; e as mudanças por extroversão estavam ligadas à satisfação com a carreira e no trabalho.

Dado o foco nas mudanças de personalidade como preditores, Hoff disse que era importante incluir uma amostra de replicação e dados de mais de dois momentos. Ele usou dados de três e cinco pontos no tempo.

“Os níveis de traços do adolescente também previram o sucesso na carreira, destacando o poder preditivo da personalidade em longo prazo. No geral, as descobertas destacam a importância do desenvolvimento da personalidade durante a infância, adolescência e idade adulta jovem para a promoção de diferentes aspectos do sucesso profissional”, disse Hoff.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago