Música imaginada e silêncio deflagram atividades parecidas no cérebro

Pesquisadores descobriram que a música é mais do que simplesmente uma experiência sensorial para o cérebro

Nosso cérebro continua respondendo à música, mesmo quando nenhuma está sendo tocada. Crédito: Pikrepo

Imaginar uma música desencadeia uma atividade cerebral semelhante a momentos de silêncio na música, de acordo com dois estudos publicados recentemente na revista JNeurosci. Os resultados revelam como o cérebro continua respondendo à música, mesmo quando nenhuma está sendo tocada.

Quando ouvimos música, o cérebro tenta prever o que vem a seguir. Uma surpresa, como uma nota alta ou um acorde dissonante, aumenta a atividade cerebral. No entanto, é difícil isolar o sinal de previsão do cérebro porque ele também responde à experiência sensorial real.

Guilhem Marion (doutorando no Laboratório de Sistemas Perceptivos na Escola Normal Superior em Paris, França), Giovanni M. Di Liberto (professor assistente em Sistemas de Inteligência no Trinity College Dublin, Irlanda) e Shihab A. Shamma (professor de engenharia elétrica e de computadores na Universidade de Maryland, EUA) usaram eletroencefalograma para medir a atividade cerebral de músicos enquanto ouviam ou imaginavam melodias de Bach para piano. A atividade ao imaginar música tinha a polaridade oposta da atividade ao ouvir música, ou seja, quando uma era positiva, a outra era negativa. O mesmo tipo de atividade ocorria nos momentos de silêncio das músicas quando estatisticamente poderia haver uma nota, mas não havia.

Previsões do cérebro

Não há entrada sensorial durante o silêncio e a música imaginada. Então, essa atividade vem das previsões do cérebro. A equipe de pesquisa também decodificou a atividade cerebral para determinar qual música alguém estava imaginando.

Os pesquisadores descobriram que a música é mais do que uma experiência sensorial para o cérebro. Em vez disso, o cérebro continua fazendo previsões, mesmo quando a música não está sendo tocada.

Saiba mais
+ Carolina Dieckmann pede R$ 9 milhões por mansão no Rio
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua