Música: preferências se encaixam em cinco diferentes fases por dia

O aumento de volume começa de manhã e diminui à noite; já o foco no ritmo e em se a música é mais dançável atinge o pico na fase noturna

Crédito: Pxfuel

Os ritmos do dia a dia são acompanhados por flutuações na preferência musical, de acordo com pesquisadores que analisaram os hábitos de escuta no serviço de streaming Spotify. Seu estudo foi publicado na revista Royal Society Open Science.

Uma equipe da Universidade de Aarhus (Dinamarca) analisou os recursos de áudio de mais de 2 bilhões de eventos de streaming de música. Foram encontradas cinco fases distintas do dia para a preferência musical das pessoas. Essas fases são: manhã, tarde, crepúsculo, noite e tarde da noite/início da madrugada. Elas são definidas por recursos de áudio, como tempo, volume e se a música é mais ou menos dançável (“dançabilidade”), entre outros.

Segundo os pesquisadores, a fase da manhã mostra aumento de volume, que permanece ao longo do dia antes de diminuir durante a noite. Já o ritmo e a “dançabilidade” têm uma calmaria por volta das 14h, mas atingem o pico durante a fase noturna. Os pesquisadores também descobriram que as fases permanecem as mesmas ao longo da semana, mas diferem em duração e horário de início no fim de semana.

Os pesquisadores observam que o estudo fornece uma compreensão extremamente robusta e detalhada de nossos hábitos auditivos diários. Ele ilustra como os ritmos circadianos e os ciclos de 7 dias da vida ocidental influenciam as flutuações na preferência musical em nível individual e também populacional.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago