A Nasa adiantou a primeira caminhada espacial totalmente feminina para esta semana. A atividade estava programada para o dia 21, com as astronautas Christina Kock e Jessica Meir, e consistiria em uma instalação de baterias dos painéis solares na parte externa da Estação Espacial Internacional.

Mas um controlador de energia da bateria falhou no último fim de semana, e a missão passou a ser a substituição dessa peça. O serviço deve ser realizado nesta quinta ou sexta-feira.

LEIA TAMBÉM: Nasa anuncia primeira caminhada totalmente feminina

A Nasa informou que a estação é abastecida por quatro conjuntos de painéis solares e baterias e que, mesmo com a falha, a energia produzida pelos painéis remanescentes é suficiente e não haverá nenhum impacto na segurança dos astronautas ou nos experimentos de laboratório.

Contudo, a unidade de energia comprometida impede que uma nova bateria de íons de lítio, que foi instalada no início do mês, forneça energia adicional à estação.

O componente que falhou regula a quantidade de carga que entra nas baterias que coletam energia dos painéis solares. Duas outras unidades de controle estão ativadas e fornecem energia aos sistemas da estação.