Nasa anuncia primeira caminhada espacial totalmente feminina

É a primeira vez que uma equipe só de mulheres vai realizar uma das manobras mais arriscadas que um astronauta pode fazer no espaço

As astronautas Jessica Meir e Christina Koch na Estação Espacial Internacional / Foto: Nasa

A Nasa anunciou, nesta quinta-feira (9), que duas astronautas mulheres vão fazer uma caminhada espacial na Estação Espacial Internacional no dia 21 de outubro.

Essa será a primeira caminhada espacial totalmente feminina, uma das atividades mais arriscadas que um astronauta pode fazer no espaço. Em março, a agência americana cancelou uma caminhada de astronautas mulheres que estava programada.

As astronautas que participarão da caminhada são Christina Koch e Jessica Meir. As duas já participaram de caminhadas espaciais mistas em outras ocasiões, mas a do dia 21 será a primeira 100% feminina.

Em entrevista à Nasa TV, Christina Kock foi perguntada se ela se incomoda que seus feitos no espaço sejam sempre destacados pelo pioneirismo no gênero feminino, ou se ela acha importante apontar esses marcos. A astronauta respondeu que acha sim importante, por conta da natureza histórica de suas ações no espaço.

“No passado, as mulheres nem sempre estiveram presentes. É maravilhoso contribuir para o programa espacial humano”, disse Christine. “Muitas pessoas tiram motivação de outras pessoas parecidas com elas, então acho um aspecto importante da história”, afirmou.

Sua colega Jessica Meir concorda. “Nosso trabalho mostra todo um trabalho de décadas, de outras mulheres que nos trouxeram onde estamos hoje. Nós não pensamos muito nisso no dia a dia, fazemos parte da equipe. É muito bom ver o quão longe chegamos”, disse.