Nasa apresenta uniformes para as próximas missões espaciais

Trajes representam uma evolução das vestes usadas nas missões Apollo e na Estação Espacial Internacional

Ross e Bridenstine (à esquerda) apresentam Davis e Gohmert em trajes espaciais: roupas para serem usadas nas próximas missões. Crédito: Nasa/Joel Kowsky

Amy Ross, engenheira de trajes espaciais do Johnson Space Center da Nasa, e Jim Bridenstine, administrador da Nasa (ambos à esquerda na foto), apresentaram ontem (15 de outubro) os trajes espaciais de última geração ao mundo na sede da Nasa em Washington. Ao lado da dupla estavam (a partir da esquerda) Kristine Davis, engenheira de trajes espaciais do Johnson Space Center da Nasa, usando um protótipo de solo da Unidade de Mobilidade Extraveicular de Exploração da Nasa (xEMU, na sigla em inglês), e Dustin Gohmert, gerente de Projetos de Sistemas de Sobrevivência da Orion Crew no Johnson Space Center da Nasa, vestindo o traje do Orion Crew Survival System.

O uniforme xEMU é um desenvolvimento dos trajes usados anteriormente na Lua durante as expedições Apollo e daqueles atualmente empregados para caminhadas espaciais fora da Estação Espacial Internacional (EEI, ou ISS na sigla em inglês). Ela será vestida pela primeira mulher e pelo primeiro homem que forem à Lua como participantes do programa Artemis da Nasa.

LEIA TAMBÉM: Nasa anuncia primeira caminhada espacial totalmente feminina

O traje Orion foi projetado para um ajuste personalizado e incorpora recursos de tecnologia e mobilidade de segurança que ajudarão a proteger os astronautas no dia do lançamento, em situações de emergência, atividades de alto risco de missões perto da Lua e durante o retorno em alta velocidade à Terra.