De acordo com a Nasa, existem agora mais de 5 mil planetas confirmados além do Sistema Solar. A adição de 65 exoplanetas na última segunda-feira (21) no Arquivo de Exoplanetas da Nasa, que é o lar de descobertas de exoplanetas de artigos científicos revisados, contribuiu para o marco científico.

“Não é apenas um número. Cada um deles é um mundo novo, um planeta totalmente novo. Fico animado com cada um porque não sabemos nada sobre eles”, disse Jessie Christiansen, líder de ciência do arquivo e cientista de pesquisa do Instituto de Ciência de Exoplanetas da Nasa no Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, em um comunicado.

Atualmente, estamos vivendo em uma era de ouro da descoberta de exoplanetas. Embora a existência de planetas fora do nosso sistema solar tenha sido proposta anteriormente e certamente retratada na ficção científica, esses mundos só foram descobertos na década de 1990.

Os cientistas também descobriram planetas que orbitam mais de uma estrela e até mesmo alguns em torno dos restos de estrelas mortas chamadas anãs brancas. Até agora, dos exoplanetas confirmados, 30% são gigantes gasosos, 31% são super-Terras e 35% são semelhantes a Netuno. Apenas 4% são planetas terrestres ou rochosos como a Terra ou Marte.

Embora os cientistas tenham confirmado mais de 5.000 exoplanetas até o momento, provavelmente existem centenas de bilhões deles em toda a Via Láctea.

“Dos 5.000 exoplanetas conhecidos, 4.900 estão localizados a alguns milhares de anos-luz de nós”, disse Christiansen. “E pense no fato de que estamos a 30.000 anos-luz do centro da galáxia; se você extrapolar da pequena bolha ao nosso redor, isso significa que há muito mais planetas em nossa galáxia que ainda não encontramos, de 100 a 200 bilhões. É alucinante.”