NASA divulga foto impressionante de Estação Espacial Internacional passando pelo Sol

Imagem foi montada a partir de duas fotos do Sol, mostrando os detalhes da superfície da estrela 

NASA captura imagem da Estação Espacial Internacional (ISS) passando em frente ao SOL / Imagem: Rainee Colacurcio / NASA

O que parece ser uma pequena mancha solar nesta foto é, na, verdade algo completamente diferente: a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) transitando em frente ao Sol.

Segundo a agência espacial americana, transitar na frente do Sol não é tão incomum para a Estação Espacial Internacional, mas estar com o equipamento a postos para capturar uma imagem como essa no momento exato, é algo mais raro.

Essa imagem foi montada a partir de duas fotos: uma capturando a ISS transitando na frente do Sol, e outra tirada consecutivamente para captar todos os detalhes da superfície solar.

A imagem resultante mostra um Sol sem suas típicas manchas solares. A NASA explica que as manchas não têm sido vistas ultimamente, já que a estrela está no período conhecido como “mínimo solar”, um período de baixa atividade.

Por um motivo ainda desconhecido pela ciência, a ocorrência de manchas solares durante o último período de mínima solar e o atual têm sido incomumente baixo.