Nasa divulga vídeo hipnotizante que mostra a força de um buraco negro

Simulação da força gravitacional de buraco negro pode ajudar a entender a teoria da Relatividade Geral proposta por Albert Einstein

Nasa divulga vídeo hipnotizante que mostra a força de um buraco negro / Foto: Nasa’s Goddard Space Flight Center/Jeremy Schnittman

A agência espacial americana divulgou, nesta sexta-feira (27), um vídeo de uma simulação da força gravitacional de um buraco negro.

O vídeo mostra como a gravidade distorce nossa visão, envolvendo os arredores do buraco negro como se fossem aqueles espelhos mágicos de parques de diversões, que distorcem a imagem de quem se olha neles.

As imagens simulam a aparência de um buraco negro no qual a matéria atraída para ele se aglutinou em uma estrutura fina e quente chamada “disco de acreção”. A forte gravidade do buraco negro faz a luz emitida por diferentes regiões do disco oscilar, produzindo essa aparência distorcida.

“Nós” de brilho se formam e se dissipam no disco conforme os campos magnéticos se retorcem através do gás que se agita. Nas regiões mais próximas do buraco negro, o gás orbita a uma velocidade quase igual à da luz, e nas regiões mais externas ele gira mais lentamente. Essa diferença estica e encurta esses nós, produzindo faixas de luz e escuridão no disco.

“Esse tipo de vídeo ajuda a visualizar o que Albert Einstein quis dizer quando afirmou que a gravidade distorce o tecido do espaço e do tempo”, disse, em comunicado da Nasa, Jeremy Schnittman, astrônomo que criou a simulação.

Veja o vídeo:

Saiba mais
+ Carolina Dieckmann pede R$ 9 milhões por mansão no Rio
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua

COMPARTILHAR