A agência espacial americana divulgou, nesta sexta-feira (27), um vídeo de uma simulação da força gravitacional de um buraco negro.

O vídeo mostra como a gravidade distorce nossa visão, envolvendo os arredores do buraco negro como se fossem aqueles espelhos mágicos de parques de diversões, que distorcem a imagem de quem se olha neles.

As imagens simulam a aparência de um buraco negro no qual a matéria atraída para ele se aglutinou em uma estrutura fina e quente chamada “disco de acreção”. A forte gravidade do buraco negro faz a luz emitida por diferentes regiões do disco oscilar, produzindo essa aparência distorcida.

“Nós” de brilho se formam e se dissipam no disco conforme os campos magnéticos se retorcem através do gás que se agita. Nas regiões mais próximas do buraco negro, o gás orbita a uma velocidade quase igual à da luz, e nas regiões mais externas ele gira mais lentamente. Essa diferença estica e encurta esses nós, produzindo faixas de luz e escuridão no disco.

“Esse tipo de vídeo ajuda a visualizar o que Albert Einstein quis dizer quando afirmou que a gravidade distorce o tecido do espaço e do tempo”, disse, em comunicado da Nasa, Jeremy Schnittman, astrônomo que criou a simulação.

Veja o vídeo: