Nebulosas mostram segredos do espaço profundo

Nebulosas mostram segredos do espaço profundo. Foto: Nasa/JPL-Caltech

Uma imagem elaborada a partir de dados reunidos em 2009 pelo telescópio espacial Spitzer, da Nasa, e divulgada ontem pela agência espacial americana, dá um vislumbre da extraordinária riqueza oculta nas profundezas do universo. A foto mostra duas nebulosas massivas na região da constelação de Cepheus, próxima da constelação de Cassiopeia.

Por si sós, essas nuvens de poeira e gás são impressionantes, mas os astrônomos consideram que há outros detalhes na foto tão interessantes quanto elas. Há, por exemplo, dois aglomerados estelares jovens na foto, denominados Cepheus C e Cepheus B. O primeiro aparece como um pequeno punhado de pontos de cor vermelha e laranja no lado esquerdo da nebulosa maior; o segundo, diretamente acima da segunda nebulosa, aparece todo vermelho e azul.

O arco vermelho que aparece na nebulosa menor indica, segundo a Nasa, uma estrela em fuga – um corpo celeste destruidor que se movimenta pelo espaço em alta velocidade. O arco é, na verdade, a onda de choque que a precede.

COMPARTILHAR
blog comments powered by Disqus