Neve de sangue: proliferação de algas em geleira nos Alpes é estudada

Para cientistas, fenômeno é mais uma das consequências dramáticas do aquecimento global

Cientista investiga área de neve com coloração rosa nos Alpes franceses: fenômeno deriva do crescimento de algas estimulado pelo aquecimento na região. Crédito: Jean-Gabriel Valay/Jardin Du Lautaret/UGA/CNRS

O NY Times mostrou a investigação científica de uma área nos Alpes franceses na qual a neve está passando por mudanças curiosas – em vez do branco marcante, o gelo está com cores vivas, como vermelho, laranja e rosa. As manchas chegam a cobrir alguns quilômetros de neve, muitas vezes com tons avermelhados que se assemelham ao de sangue. Por isso, os moradores locais chamam esse fenômeno de sangue glaciar.

No entanto, a explicação não é sangrenta, embora também dramática. Nos últimos anos, os Alpes registraram uma proliferação de microalgas na neve, as quais modificam a cor do gelo. Um estudo recente, publicado na revista Frontiers in Planet Science, analisou de que maneira essas algas são afetadas pelo aquecimento e quais os efeitos dessa proliferação nos ecossistemas locais.

A conclusão foi que, tal como suas parentes aquáticas, as algas da neve também reagem ao clima mais quente, encontrando condições para se reproduzir com mais rapidez. Ao mesmo tempo, o calor também afeta sua coloração. Originariamente verdes, essas algas acabam produzindo um pigmento laranja ou vermelho que age como antioxidante. É um protetor solar que as protege dos efeitos nocivos da luz intensa e das radiações ultravioleta.

Para os cientistas envolvidos no estudo, essas algas também servem como marcadores da mudança do clima e dos efeitos causados nos ecossistemas montanhosos.

O estudo também foi repercutido por veículos como Guardian e Independent e pela revista do Instituto Smithsonian nos EUA.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago