Neve fora de hora e lugar pega australianos de surpresa

Moradores de Queensland e Nova Gales do Sul começaram a semana com um grande choque: a neve caiu em algumas partes dos dois Estados subtropicais

Neve fora de hora e lugar pinta paisagem de Sydney, na Austrália, neste início de junho (Crédito: Blackheath Weather)

Como fica no Hemisfério Sul, assim como o Brasil, a Austrália já começa a experimentar dias mais frios. Nessa época de junho, além do ar mais seco, as temperaturas costumam variar entre 15° C e 20° C nos Estados subtropicais de Nova Gales do Sul (onde fica Sydney) e Queensland. Mas esta semana começou surpreendendo a todos: a neve cobriu algumas partes da região.

A previsão anunciava fortes chuvas e vendavais em Sydney, e a orientação era permanecer em casa. Mas quando a paisagem começou a ser pintada de branco, muitos moradores saíram às ruas e começaram a postar o inesperado nas redes sociais.

Registros da neve inesperada que caiu em Sydney neste início de junho (Crédito: Blackheath Weather)

O clima incomum resultou em algum caos nos transportes, devido ao cancelamento de trens e balsas. Algumas escolas fecharam, e as pessoas aproveitavam o clima para brincar na neve, uma raridade nesses locais.

Por mais divertido que pareça, a Austrália, particularmente Queensland, já sofreu nas mãos de eventos climáticos extremos este ano. A temporada de verão de 2018/2019 bateu recordes até então registrados na Austrália, principalmente em janeiro, com dias próximos de 50° C. Além disso, uma seca severa foi seguida por tempestades em Queensland e enchentes, que custaram milhões de dólares ao país.