Notas

● Exposição do Ano Internacional da Biodiversidade

A Embaixada da França no Brasil, as Alianças Francesas e a Unesco se uniram para promover a exibição da Exposição Itinerante do Ano Internacional da Biodiversidade, lançada pelas Nações Unidas para estimular o mundo a agir pela proteção da diversidade biológica.

Por meio dessa parceria, a exposição “Biodiversidade É Vida, Biodiversidade É a Nossa Vida”, composta por 19 painéis, será exibida em Manaus (AM), no 15º Encontro Nacional do Programa de Escolas Associadas da Unesco (de 21 a 23 de outubro), e durante a celebração do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento em Brasília (dias 8 e 9 de novembro).

Com o apoio do Centre-Sciences (Orléans, França) e da Embaixada da França em Brasília, a mostra está sendo apresentada aos usuários do metrô de São Paulo. As Alianças Francesas também a estão promovendo em várias capitais do País. De 26 de agosto a 23 de setembro os painéis serão instalados na Aliança Francesa de Belém, no Pará. Nos meses seguintes, estarão em Manaus (22 de novembro a 19 de dezembro) e Santo André (1º a 28 de fevereiro).

Informações sobre o Ano Internacional da Biodiversidade: http://www.cbd.int/2010/welcome/

● 21 novos sítios na Lista do Patrimônio Mundial

Reunida em Brasília desde o dia 25 de julho, a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial terminou sua deliberação sobre as inscrições na Lista do Patrimônio Mundial e na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo. Um dos sítios culturais inscritos é a Praça de São Francisco, em São Cristóvão, Sergipe (Brasil).

Reunido sob a presidência do ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, o comitê inscreveu 21 novos bens, incluindo 15 culturais, 5 naturais e 1 misto. Três países, Kiribati, Tajiquistão e Ilhas Marshall, tiveram sítios inscritos na lista pela primeira vez. O comitê incluiu ainda quatro bens na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo e removeu as Ilhas Galápagos (Equador) dessa lista.

Os novos bens incluídos na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo são: Catedral Bragati e monastério Gelati (Geórgia), florestas tropicais de Atsinanana (Madagascar), tumbas dos reis Buganda (Uganda) e Parque Nacional Everglades (Estados Unidos).

O novo bem misto é: Papah¯anaumoku¯akea (Estados Unidos).

Os novos bens culturais são: Locais de Degredo na Austrália (Austrália);

Praça de São Francisco, na cidade de São Cristóvão, SE (Brasil); monumentos históricos de Dengfeng, “Centro do Céu e da Terra” (China); cidade episcopal de Albi (França); Jantar Mantar (Índia); Conjunto Sheikh Safi al-din Khanegah e templo em Ardabil (Irã); complexo do mercado histórico de Tabriz (Irã); atol de Bikini; local de testes nucleares (Ilhas Marshall); caminho real de Tierra Adentro (México); cavernas pré-históricas de Yagul e Mitla, no Vale Central de Oaxaca (México); área de canais concêntricos do século 17 no Singelgracht, em Amsterdã (Holanda); vilas históricas da Coreia: Hahoe e Yangdong (Coreia do Sul); distrito de At-Turaif, em Ad-Dir’iyah (Arábia Saudita); Sarazm (Tajiquistão); cidadela imperial de Thang Lon, em Hanói (Vietnã).

Os novos bens naturais são: Relevo de Danxia (China); picos, crateras e paredões da Ilha de Reunião (França); área protegida das Ilhas Phoenix (Kiribati); Platô de Putorana (Federação Russa); e planalto central do Sri Lanka (Sri Lanka).

Bens do Patrimônio Mundial que foram estendidos: Cidade de Graz, no centro histórico e Palácio Eggenberg (Áustria); Parque Nacional Pirin (Bulgária); minas de Rammelsberg, cidade histórica de Goslar e sistema de gestão hídrica do Alto Harz (Alemanha); cidade mineira de Roros; circunferência (Noruega); igrejas da Moldávia (Romênia); zona de arte rupestre do Vale do Côa e em Siega Verde (Portugal) e Monte San Giorgio (Itália).

O Comitê também reconheceu os valores culturais da Zona de Conservação Ngorongoro (Tanzânia), que foi inscrita em 1979 como um sítio natural. Agora, tornou-se um sítio misto.

A 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial começou no dia 25 de julho e terminou no dia 3 de agosto. A próxima sessão acontece em junho de 2011, em Bahrein.

 

Alguns dos novos sítios do Patrimônio Mundial, no sentido horário:caminho real de Tierra Adentro (México); monumentos históricos de Dengfeng (China); a igreja da Moldávia (Romênia), um dos bens do Patrimônio Mundial estendidos e a área de canais concêntricos em Amsterdã (Holanda)

 

Patrimônio em perigo

Durante a 34ª sessão, presidida por Juca Ferreira, ministro da Cultura do Brasil, o Comitê do Patrimônio Mundial inscreveu as tumbas dos reis Buganda, em Kasubi (Uganda), na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo. Em março de 2010, um incêndio destruiu quase completamente o prédio Muzibu Azaala Mpanga, estrutura principal do local, que continha quatro tumbas dos reis de Buganda. O sítio, exemplo extraordinário de um estilo arquitetônico desenvolvido pelo Reino Buganda desde o século 13, será reconstruído.

O comitê também decidiu retirar as Ilhas Galápagos da Lista do Patrimônio Mundial em Perigo. Galápagos, chamadas de “museu vivo e showcase da evolução”, entraram para a Lista em Perigo em 2007 em razão das ameaças trazidas por espécies animais invasoras, do turismo descontrolado e da pesca excessiva.

O comitê identificou que um progresso significativo foi feito pelo Equador para enfrentar os problemas. Os esforços contínuos do governo local para fortalecer as medidas de conservação foram bem recebidos pelo comitê, em especial no tratamento com relação às espécies invasoras.

A Lista do Patrimônio Mundial em Perigo tem por objetivo angariar apoio internacional para a conservação dos sítios do Patrimônio Mundial.

 

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago


COMPARTILHAR