Notas

CULTURA AFRICANA NAS ESCOLAS

O governo federal recebeu, em novembro, subsídios para introduzir o ensino da cultura africana nas escolas brasileiras, conforme estabelece a Lei nº 10.639/2003. A Unesco e outras sete entidades entregaram ao Ministério da Educação o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. O documento foi apresentado ao ministro Fernando Haddad pelo representante da Unesco no Brasil, Vincent Défourny..

As ruínas egípcias submersas em Alexandria passarão a ser protegidas pela Convenção da Unesco.

PATRIMÔNIO SUBMERSO DA HUMANIDADE

Vinte países acabam de ratificar a Convenção de Proteção ao Patrimônio Cultural Submerso, que passa a vigorar no dia 2 de janeiro. “Trata-se de um passo muito importante na história da salvaguarda do patrimônio cultural”, declarou Koïchiro Matsuura, diretor-geral da Unesco. “A partir de agora será possível oferecer proteção legal à memória histórica situada em áreas de patrimônio cultural submerso, reduzindo, desse modo, o comércio ilícito promovido por saqueadores”, completou Matsuura. http://portal.unesco.org/en/ev.php

DEBATE SOBRE BIOCOMBUSTÍVEIS

O diretor-geral adjunto da Unesco, Márcio Barbosa, participou em novembro, em São Paulo, da Conferência Internacional de Biocombustíveis. Na ocasião, Barbosa informou que a organização está pronta para apoiar o debate mundial sobre biocombustíveis entre seus 193 Estados-membros. “A Unesco promove pesquisas em novas fontes alternativas de energia e pode atuar na coordenação de esforços internacionais para facilitar o diálogo sobre o tema entre os países. Pode, também, incentivar a cooperação técnica, a definição de parâmetros para os biocombustíveis e o fortalecimento da cooperação Sul-Sul”, disse.

PRESENÇA DA MULHER NA POLÍTICA

Lançada em 2008, a campanha “No modern european democracy without gender equality” (Nada de moderna democracia européia sem igualdade de gênero) pretende incrementar a presença de mulheres nos níveis mais altos da política na Europa, bem como encorajar as mulheres e os eleitores em geral a votarem a favor disso nas próximas eleições européias. A campanha já foi endossada por mais de 200 personalidades políticas do Velho Continente. Os sites da campanha oferecem várias ferramentas para quem deseja par ticipar dela: www.5050democracy.eu, www.epha. org/ a/3242

INFÂNCIA & PAZ

Com o objetivo de sensibilizar as autoridades, organizações nãogovernamentais e toda a sociedade para que dediquem mais atenção à primeira infância, foi realizada a Primeira Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura de Paz, em novembro, no Senado Federal, em Brasília.

No encontro foi discutido o papel primordial desta fase da vida, que vai desde a concepção até os seis anos, na construção do ser humano e na formação de indivíduos aptos à convivência social e à cultura de paz.

ÁGUA EM FÓRUM MUNDIAL

Com o intuito de preparar o processo de participação regional no 5º Fórum Mundial da Água, em Istambul, na Turquia, foi realizado o Fórum Americano das Águas, em novembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O fórum consolidou contribuições levantadas ao longo do ano nas quatro sub-regiões americanas (Norte, Central, Sul e Caribe) sobre gestão dos recursos hídricos. A Agência Nacional de Águas (ANA), com a qual a Unesco desenvolve Acordo de Cooperação Técnica, compõe o Comitê Executivo do Fórum. O evento teve ainda o apoio do Programa Hidrológico Internacional para a América Latina e o Caribe da Unesco, além de outros parceiros.

COMPARTILHAR