Um novo tipo de formiga, descoberta por Philipp Hoenle, da Universidade Técnica de Darmstadt, Alemanha, em 2018, acaba de receber o primeiro nome científico para gênero neutro.

Ele enviou uma fotografia do animal encontrado no Equador para o especialista em taxonomia Douglas Booher, da Universidade de Yale, que a reconheceu como uma nova espécie do gênero Strumigenys .

Em contraste com as práticas tradicionais de nomeação de espécies, que reconhecem apenas um dos dois gêneros distintos com os sufixos “-ae” para mulheres e “-i” para homens, Booher sugeriu usar o identificador não binário de gênero “-they” (“eles, em inglês”), nomeando a formiga como Strumigenys ayersthey, em homenagem ao artista e ativista de direitos humanos Jeremy Ayers.

Booher também pediu a Michael Stipe, vocalista da banda REM e amigo em comum de Ayers, para se juntar a ele na redação da seção de etimologia do artigo que descreve a nova espécie.

Segundo Booher, existem 853 espécies no gênero Strumigenys, mas a nova formiga foi imediatamente identificada como única. “Um animal tão bonito e raro é a espécie certa para celebrar a diversidade biológica e humana. Pequenas mudanças na linguagem tiveram um grande impacto na cultura. A linguagem é dinâmica e assim deve ser a mudança na nomenclatura das espécies – uma linguagem básica da ciência”, disse o cientista.