Novo raio trator laser pode controlar onde relâmpago vai cair

Feixe de laser reflete o mesmo processo do relâmpago e cria um caminho que direciona as descargas elétricas para alvos específicos

Relâmpago: tecnologia inovadora pode conduzir a descarga para um ponto seguro. Crédito: Pikrepo

Um relâmpago nunca cai duas vezes no mesmo lugar, diz o ditado. Mas uma nova tecnologia pode permitir ao homem controlar onde esse fenômeno atinge o solo, reduzindo o risco de incêndios florestais catastróficos.

Uma equipe internacional de pesquisadores é pioneira na tecnologia do raio laser trator que tem o potencial de controlar o caminho e a direção de relâmpagos. Um artigo sobre sua pesquisa foi publicado na revista “Nature Communications”.

A maior parte dos membros da equipe é da Austrália, país particularmente castigado por incêndios florestais. Muitos dos devastadores incêndios de 2019-20 foram causados ​​por relâmpagos secos (aqueles em que a precipitação pluviométrica nem atingiu o solo).

LEIA TAMBÉM:

Segundo o coautor do estudo dr. Vladlen Shvedov, da Escola de Física de Pesquisa da Universidade Nacional Australiana (ANU), a equipe usou um feixe de laser que reflete o mesmo processo do relâmpago e cria um caminho que direciona as descargas elétricas para alvos específicos.

Alvos seguros

“O experimento simulou condições atmosféricas semelhantes às encontradas em raios reais”, disse Shvedov. “Podemos imaginar um futuro em que essa tecnologia pode induzir descarga elétrica pela passagem de um raio, ajudando a orientá-lo para alvos seguros e reduzindo o risco de incêndios catastróficos.”

A equipe usou uma intensidade de laser mil vezes menor do que em todas as tentativas anteriores. Isso significa que qualquer tecnologia potencial para controlar raios poderia ser muito mais barata, segura e precisa.

O feixe funciona capturando e aquecendo micropartículas de grafeno no ar ambiente. Ao aquecer as micropartículas de grafeno presas no feixe, a equipe conseguiu criar as condições necessárias para a interrupção da descarga elétrica e sua transmissão ao longo do caminho do laser usando apenas um laser comum de baixa intensidade, disse Shvedov.

Controle preciso

Segundo outro coautor, o professor Andrey Miroshnichenko, da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW) em Canberra, a descoberta tem aplicações importantes para reduzir o risco de incêndio florestal. Ele explicou que o feixe trator pode ser guiado por longas distâncias e permite o controle preciso da descarga do raio.

“Temos um fio invisível, uma caneta com a qual podemos escrever luz e controlar a descarga elétrica com cerca de um décimo da largura de um cabelo humano”, disse ele.

Miroshnichenko acrescentou que a descoberta também tem potencial para o controle em microescala de descargas elétricas em aplicações de medicina e manufatura. “As aplicações médicas incluem bisturis ópticos para a remoção de tecido canceroso duro e técnicas de cirurgia não invasivas”, disse. “Estamos realmente começando a aprender o que essa tecnologia completamente nova pode significar.”

Veja também

+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA
+ Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus
+ Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança