Novo recurso do Google Maps ajuda motorista a economizar combustível

Novo recurso do Google Maps ajuda motorista a economizar combustível
Novo recurso do Google Maps ajuda motorista a economizar combustível (Foto: Henry Perks/Unsplash)

O novo recurso do Google Maps ajuda o usuário a encontrar uma rota mais econômica em termos de combustível, uma opção de navegação que a empresa diz que pode ajudar a economizar o dinheiro dos motoristas.

Pequenas folhas só aparecem na tela quando você escolhe seu destino no aplicativo gratuito, toca em Rotas e seleciona o ícone do carro para obter instruções de direção. Ajuste suas configurações clicando nos três pontos no canto superior direito, depois em “opções de rota” e ligue ou desligue a chave seletora ao lado de rotas com baixo consumo de combustível.

Quando ativado, o Maps sugere rotas que economizam combustível por padrão quando os tempos de chegada são semelhantes aos caminhos menos eficientes. Se você desligá-lo, ainda verá a opção de folhas na tela, mas o Maps irá sugerir a rota mais rápida (ou o que quer que atenda aos outros parâmetros que você definiu, como evitar pedágios, rodovias ou balsas). Pode ser que as rotas mais rápidas e com baixo consumo de combustível sejam as mesmas, por exemplo.

Ao escolher uma dessas rotas potencialmente mais verdes, o Maps mostrará quanto combustível ele acha que você economizará. Por exemplo, em uma viagem de 35 minutos, o Google estima que 9% de combustível seria economizado em comparação com uma rota tradicional, segundo testes realizados pela Popular Science.

O Google calcula suas rotas com combustível otimizado usando inteligência artificial e dados do Laboratório Nacional de Energia Renovável do Departamento de Energia dos EUA, e esses caminhos geralmente apresentam menos colinas, menos tráfego e velocidades constantes, de acordo com a empresa.

Devido à maneira como o Google lança novos recursos, essa ferramenta só está disponível nos Estados Unidos por enquanto, mas devem chegar para outros países ao longo de 2022. A empresa não confirmou se o Brasil está na lista.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago