Um novo relatório divulgado pelo Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), da Organização das Nações Unidas, aponta que o nível do mar subiu 2,5 vezes mais rápido no século 21 do que no século 20.

O relatório convoca a humanidade a reduzir mais suas emissões de CO2, já que o derretimento das geleiras causado pelo aquecimento global é uma ameaça a cidades costeiras e populações insulares.

LEIA TAMBÉM: Aquecimento global pode afetar produção de alimentos, alerta IPCC

Se até o ano de 2020 nada for feito, o aumento do nível do mar pode chegar a um metro de altura. Além disso, com o aquecimento da água marinha, os oceanos se tornam mais ácidos. Ainda que o aquecimento se limite a 1,5ºC, objetivo do Acordo de Paris sobre o Clima, 90% dos recifes de coral já estão condenados.

Mesmo que se diminua o nível de emissões de gases de efeito estufa, algumas mudanças já são consideradas irreversíveis. Mas, se a humanidade conseguir controlar as emissões, os efeitos do aquecimento poderiam ser retardados e as populações ganhariam tempo para se preparar estruturalmente para o aumento do nível do mar, por exemplo. O relatório também prevê que a frequência de ciclones de categorias 4 e 5 deve aumentar.

O documento foi divulgado depois que especialistas em clima da ONU se reuniram por cinco dias em Mônaco.