O colorido encantador de uma nebulosa planetária

Vermelho-laranja e amarelo circundam o centro turquesa dessa nebulosa planetária esférica captada pelo Hubble

Nebulosa planetária NGC 2438: resultado da morte de uma estrela semelhante ao Sol. Crédito: Nasa, ESA, K. Knoll (Nasa Goddard) e S. Öttl (Leopold Franzens Universität Innsbruck), et. al.; processamento: Gladys Kober (Nasa/Universidade Católica da América)

A NGC 2438 é uma nebulosa planetária, formada após a morte de uma estrela semelhante ao Sol. Está situada a cerca de 2.900 anos-luz da Terra, na constelação de Puppis. A estrela de tamanho médio teria expelido suas camadas externas de gás para o espaço ao morrer, deixando para trás um núcleo de anã branca.

Um halo de gás brilhante com mais de 4,5 anos-luz circunda o anel interno mais brilhante da nebulosa. Muitas nebulosas planetárias redondas ou quase redondas exibem essas estruturas de halo, e os astrônomos têm investigado como elas evoluem. A NGC 2438 foi uma dessas nebulosas estudadas. Os pesquisadores descobriram que o halo da nebulosa brilha devido à radiação ionizante da anã branca central.

Nesta imagem colorida, o azul representa o oxigênio (O III), o verde é o hidrogênio (H-alfa), o laranja é o nitrogênio (N II) e o vermelho é o enxofre (S II).

Esta imagem foi capturada pelo Wide Field and Planetary Camera 2 do do telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA, o que lhe dá sua peculiar forma de escada. Um dos quatro detectores da câmera forneceu uma visão ampliada, que seria reduzida na imagem final para combinar com as outras três, criando uma forma única. Para obter mais informações sobre o formato das imagens da Wide Field and Planetary Camera 2, visite: https://www.nasa.gov/content/about-facts-hubble-faqs.

A colorida nebulosa planetária NGC 2438, parece estar nos arredores do aglomerado de estrelas M46 (NGC 2437). A nebulosa está na verdade em primeiro plano entre nós e o aglomerado de estrelas. Créditos: Nasa, ESA, K. Knoll (Nasa Goddard), S. Öttl (Leopold Franzens Universität Innsbruck), et. al. e DSS; processamento: Gladys Kober (Nasa/Universidade Católica da América)

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago