O pterossauro que vivia em árvores

Fóssil chinês revela que animal tinha membros dianteiros semelhantes às mãos de primatas, com dois dedos longos e um polegar opositor

Reconstituição artística do Kunpengopterus antipollicatus. Crédito: Chuang Zhao

Um fóssil com 160 milhões de anos descoberto em Liaoning, no nordeste da China, pertence a uma nova espécie de pterossauro, que vem despertando a curiosidade.

Batizado de Kunpengopterus antipollicatus, o réptil voador tinha porte pequeno (cerca de 85 centímetros) e membros dianteiros que se assemelham às mãos de primatas, com dois dedos longos e um polegar opositor. Por causa dessa característica anatômica, acabou apelidado de “macacodáctilo” (dedos de macaco).

Esse é o registro mais antigo de polegar opositor verdadeiro em pterossauros, uma adaptação típica de animais que vivem em árvores e presente em primatas, roedores, marsupiais, pererecas e camaleões. Uma análise por tomografia do fóssil revelou ainda outros detalhes que confirmam os hábitos arborícolas do animal do Período Jurássico (Current Biology, 12 de abril).

O trabalho da equipe internacional de paleontólogos foi liderado por Xuanyu Zhou, da Universidade de Geociências da China, e Rodrigo Pêgas, da Universidade Federal do ABC. A dupla identificou o fóssil, então recém-coletado, em uma visita ao Museu de Pterossauros de Beipiao, na China. “Logo notamos a importância do material e pedimos permissão para estudá-lo”, lembra o coautor brasileiro.

* Este artigo foi republicado do site Revista Pesquisa Fapesp sob uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o artigo original aqui.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago