
Quais são as consequências do choque entre dois planetas? A concepção artística da imagem acima retrata o caso de uma colisão catastrófica entre dois exoplanetas rochosos no sistema planetário BD +20 307, que transformou ambos em detritos empoeirados.
O BD +20 307 é um sistema estelar binário localizado a aproximadamente 300 anos-luz de distância, na constelação de Áries. Uma de suas marcas registradas é o anel empoeirado que o circunda.
Há dez anos, os cientistas especularam que a poeira quente registrada no BD +20 307 era resultado de um choque entre planetas. Agora, a missão SOFIA (Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy), da Nasa, encontrou poeira ainda mais quente, o que reforça a ideia da colisão de dois exoplanetas rochosos.
LEIA TAMBÉM: Telescópio capta choque de planetas a mais de 300 anos-luz da Terra
O caso do sistema BD +20 307 ajuda a construir uma imagem mais completa da história do próprio Sistema Solar. Tal colisão pode ser semelhante ao tipo de evento catastrófico que resultou na criação da nossa Lua.
Veja também
+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA+ Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus
+ Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança