OMC e Pnuma vão trabalhar juntas pelo meio ambiente

Os diretores da OMC e da Pnuma anunciaram hoje que vão trabalhar mais de perto para inovar na forma de fazer negócios para fortalecer a economia e o meio ambiente dos países ao mesmo tempo

O brasileiro Roberto Azevêdo (esquerda), diretor-geral da OMC, e Erik Solheim, diretor-executivo da UNEP, anunciam trabalho conjunto para fortalecer a economia e o meio ambiente dos países ao mesmo tempo (Foto Divulgação)

Os diretores do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e da Organização Mundial do Comércio (OMC) anunciaram hoje que vão trabalhar mais de perto para inovar na forma de fazer negócios. O objetivo é gerar melhores oportunidades de fortalecer a economia e o meio ambiente dos países ao mesmo tempo.

Segundo o comunicado de imprensa sobre a iniciativa, o brasileiro Roberto Azevêdo, diretor-geral da OMC, e Erik Solheim, diretor-executivo do Pnuma, destacam a urgência de facilitar o diálogo entre todos os stakeholders para identificar maneiras de as políticas ambientais e de comércio internacional se reforçarem mutuamente. Os dois líderes reconhecem que qualquer ação significativa de fazer comércio mais alinhado à sustentabilidade, inclusão e um mundo mais próspero deve ser baseado em novas formas de colaboração e parcerias inovadoras que incluam consumidores, empresas, governos e organizações.

“O comércio trouxe prosperidade para muitos, mas temos que garantir prosperidade também para os nossos recursos naturais, para o nosso clima e para todas as pessoas. Governos, setor privado e sociedade civil precisam entender que o mercado pode e deve trabalhar pelo meio ambiente”, afirmou Solheim.

As duas organizações querem oferecer uma plataforma para as partes interessadas de todos os setores da sociedade trocarem ideias, apresentarem experiências bem-sucedidas e melhorarem o entendimento sobre como o comércio pode efetivamente contribuir para formas de produção e consumo mais sustentáveis e inclusivos, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

“Reunindo uma grande variedade de stakeholders, nós esperamos oferecer recursos úteis para explorar na prática formas de expandir as oportunidades de negócios que são boas para a economia e para o meio ambiente”, declarou Azevêdo.

A parceria planeja para este ano um evento em Genebra (Suíça) que reúna líderes do setor público e privado para dar início a esses trabalhos.



blog comments powered by Disqus