Órbita da Lua pode ampliar risco de avanço do mar nos anos 2030

Alerta foi feito por cientistas da Nasa, considerando o efeito combinado da oscilação da órbita lunar com a intensificação do degelo nos polos

Terra vista da Lua, em foto da equipe da Apollo 11: o efeito combinado das oscilações da órbita do nosso satélite natural com a intensificação do degelo dos polos pode piorar o que já parecia ruim. Crédito: Nasa

Além do degelo das calotas polares, o nível dos mares pode subir mais na próxima década devido a mudanças na órbita lunar, concluiu um grupo de cientistas da agência espacial norte-americana (Nasa) em estudo publicado na semana passada na revista Nature Climate Change.

A órbita da Lua ao redor da Terra segue ciclos regulares de oscilação, em períodos que duram pouco mais de 18 anos. Essas mudanças também afetam as marés terrestres, já que a atração gravitacional da Lua é a principal responsável pelas marés. De acordo com os cientistas, a junção de uma nova amplificação do ciclo lunar e a intensificação do degelo nos polos terrestres, causada pela mudança do clima, pode fazer com que as regiões costeiras enfrentem risco de enchentes maiores e mais frequentes na década de 2030.

O estudo analisou 89 locais de medição de maré nos EUA e, a partir de modelos climáticos e cálculos sobre os efeitos da mudança na órbita lunar, concluiu que determinados pontos da costa leste do país poderão enfrentar enchentes a cada um ou dois dias, a depender da posição da Terra, da Lua e do Sol. A combinação da atração gravitacional da Lua, o aumento dos níveis do mar e a mudança climática continuarão a aumentar as enchentes em nossas costas e em outras regiões do mundo, destacou o chefe da Nasa, Bill Nelson.

CBS News, Reuters e Washington Post repercutiram a análise. CNN Brasil, UOL Tilt e Um Só Planeta também deram mais detalhes.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago