Os sonhos em tempos de coronavírus

Talvez, especialmente numa época incerta como a atual, seja melhor gerenciar os sonhos do que controlar o estresse

Durante períodos de estresse e ansiedade, sonhamos mais ou lembramos mais frequentemente dos nossos sonhos. Crédito: Piqsels

A ciência sabe o que são sonhos, mas ainda não se sabe exatamente por que sonhamos, embora existam muitas teorias a esse respeito.

Sonhos são padrões de informações sensoriais que ocorrem quando o cérebro está em estado de repouso – como no sono. Geralmente se assume que os sonhos ocorrem apenas durante o sono de movimento rápido dos olhos (REM, na sigla em inglês) – que é quando o cérebro parece estar em um estado ativo, mas o indivíduo está dormindo e em um estado de paralisia. Mas estudos mostraram que eles também podem acontecer fora do REM.

Pesquisas de estudos do sono, por exemplo, mostram que os sonhos relacionados ao REM tendem a ser mais fantásticos, mais coloridos e vívidos, enquanto os sonhos não REM são mais concretos e geralmente caracterizados em preto e branco. Estudos recentes sobre o sonho mostram que, durante um sonho (e em particular um sonho relacionado ao REM), o centro emocional do cérebro é altamente ativo, enquanto o centro racional lógico do cérebro fica mais lento. Isso pode ajudar a explicar por que esses sonhos são mais emotivos e surreais.

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A teoria da evolução sugere que o objetivo dos sonhos é aprender, de maneira segura, como lidar com situações desafiadoras ou ameaçadoras. Já a teoria da “consolidação da memória” sugere que os sonhos são um subproduto da reorganização da memória em resposta ao que foi aprendido ao longo do dia.

Ambas as teorias têm pelo menos uma coisa em comum – durante períodos de estresse e ansiedade, sonhamos mais ou lembramos mais frequentemente dos nossos sonhos, como uma maneira de lidar com circunstâncias desafiadoras e novas informações. Isso também está alinhado com outra teoria do sonho – a função reguladora do humor da teoria dos sonhos, em que a função dos sonhos é solucionar problemas emocionais.

Sonhos de ansiedade e estresse

Embora não haja evidências de que sonhamos mais quando estamos estressados, as pesquisas mostram que temos mais chances de nos lembrar de nossos sonhos porque nosso sono é mais fraco e tendemos a acordar à noite com mais frequência.

Estudos mostram que os sonhos de pessoas com insônia (um distúrbio amplamente caracterizado pelo estresse) contêm mais emoções negativas e são mais focados em si, sob uma luz negativa. Além disso, os sonhos de pessoas com insônia tendem a se concentrar nos estressores e ansiedades da vida atual e podem deixar um indivíduo com humor baixo no dia seguinte.

Fora da insônia, as pesquisas descobriram que as pessoas deprimidas, ao passarem por um divórcio, parecem sonhar diferentemente em comparação com as que não estão deprimidas. Elas classificam seus sonhos como mais desagradáveis. Curiosamente, no entanto, o estudo constatou que os voluntários deprimidos que sonhavam com o ex-cônjuge tinham maior probabilidade de se recuperar da depressão um ano depois em comparação com aqueles que não sonhavam com o ex-cônjuge. Os participantes cujos sonhos mudaram ao longo do tempo, e que se tornaram menos irritados e mais pragmáticos, também apresentaram as maiores melhorias. A questão é: por quê?

Embora nossos sentidos sejam amortecidos durante o sono (com a visão estando completamente ausente), informações sensoriais fortes, como um alarme, serão registradas e, em alguns casos, incorporadas ao próprio sonho. Também sabemos que, durante períodos de estresse, estamos mais vigilantes em relação às ameaças (nos níveis cognitivo, emocional e comportamental); portanto, é lógico que temos mais probabilidade de incorporar sinais internos e externos em nossos sonhos, como uma maneira de gerenciá-los. E isso pode explicar essas mudanças em nossos sonhos, quando estamos ansiosos, deprimidos ou dormindo mal.

Como dormir melhor

O pensamento atual é a redução do estresse antes de dormir e um bom gerenciamento do sono – como manter uma rotina consistente do sono, usar o quarto apenas para dormir, garantir que o quarto esteja fresco, escuro, silencioso e livre de qualquer coisa que desperte – reduzirá os despertares à noite e, portanto, a frequência dos sonhos negativos relacionados ao estresse.

“Hipnos e Tânato”, tela de John William Waterhouse

Dito isso, com o uso de uma técnica chamada Terapia de Ensaio de Imagens (IRT, na sigla em inglês), empregada principalmente para tratar pesadelos em pessoas com transtorno de estresse pós-traumático, parece que o estresse e a ansiedade associados a pesadelos e sonhos ruins, bem como a frequência de pesadelos, podem ser reduzidos. Isso é conseguido reimaginando o final do sonho ou o contexto do sonho, tornando-o menos ameaçador.

Também há evidências de que a IRT é eficaz na redução de pesadelos em crianças. Embora se pense que a IRT seja bem-sucedida, dando ao sonhador uma sensação de controle sobre o sonho, isso não foi bem estudado em pessoas estressadas ou ansiosas.

Dito isso, um estudo recente mostrou que ensinar as pessoas com insônia a estarem conscientes enquanto estavam sonhando e controlar o sonho enquanto ele ocorre – conhecido como treinamento de sonho lúcido – não apenas reduziu seus sintomas de insônia, mas também reduziu seus sintomas de ansiedade e depressão. Talvez a chave seja gerenciar os sonhos, em vez de tentar controlar o estresse – especialmente em tempos incertos.

 

* Jason Ellis é professor de Ciência do Sono na Universidade de Northumbria (Reino Unido)

** Este artigo foi republicado do site The Conversation sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo original aqui.

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