Os vários nomes de um mesmo aglomerado globular

Até chegar a uma denominação mais consensual, o aglomerado globular NGC 6380 exemplificou bem como o mesmo objeto astronômico pode receber diferentes nomes

Aglomerado globular NGC 6380: desde a sua descoberta, diferentes denominações. Crédito: ESA/Hubble & Nasa, E. Noyola

A imagem acima mostra o aglomerado globular NGC 6380, localizado a cerca de 35 mil anos-luz da Terra, na constelação de Escorpião. A estrela muito brilhante no topo da imagem é HD 159073, que está apenas a cerca de 4 mil anos-luz da Terra. Isso a torna uma vizinha muito mais próxima da Terra do que o NGC 6380.

Esta imagem foi tirada com a Wide Field Camera 3 (WFC3) do telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA. Como o próprio nome sugere, ela tem um amplo campo de visão, o que significa que pode obter imagens de áreas relativamente grandes do céu com enormes detalhes.

O NGC 6380 não é um nome particularmente interessante, mas indica que esse aglomerado está catalogado no Novo Catálogo Geral (NGC, na sigla em inglês), originariamente compilado em 1888. Esse aglomerado, entretanto, é conhecido por muitos outros nomes. Foi inicialmente descoberto por James Dunlop em 1826, e ele o nomeou, imodestamente, Dun 538. Oito anos depois, em 1834, foi redescoberto de forma independente por John Herschel e ele (também de forma imodesta) passou a chamá-lo de H 3688. O aglomerado foi redescoberto em 1959 em Paris por Pişmiş, que o catalogou como Tonantzintla 1 – e que, para continuar o padrão, também se referiu a ele como Pişmiş 25.

Além de sua história colorida de redescoberta, até 1950 o NGC 6380 era considerado um aglomerado aberto. Foi A. D. Thackeray quem percebeu que se tratava de um aglomerado globular. Hoje em dia, esse objeto é reconhecido de forma confiável em catálogos amplamente disponíveis como um aglomerado globular e conhecido simplesmente como NGC 6380.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago