• IstoÉ
  • IstoÉ Dinheiro
  • Dinheiro Rural
  • Menu
  • Motorshow
  • Planeta
  • Select
  • Gente
  • GoOutside
  • Hardcore
Anuncie
Assine
Revista Planeta
MenuMenu
FECHAR
  • Home
  • Astronomia
  • Arqueologia
  • Ciência
  • Viagem
  • Espiritualidade
  • Siga-nos:Facebook
Featured02/03/2022

Painéis solares puxam vapor d’água para cultivo de vegetais no deserto

Concepção artística do sistema WEC2P implantado em uma região árida. Crédito:
Renyuan Li

02/03/22 - 11h28min - Atualizado em 02/03/22 - 11h32min

Usando um hidrogel exclusivo, cientistas da Arábia Saudita criaram um sistema movido a energia solar que cultiva espinafre com sucesso usando água extraída do ar enquanto produz eletricidade. O projeto de prova de conceito, descrito em artigo publicado na revista Cell Reports Physical Science, oferece uma estratégia sustentável e de baixo custo para melhorar a segurança alimentar e hídrica de pessoas que vivem em regiões de clima seco.

“Uma fração da população mundial ainda não tem acesso a água potável ou energia verde, e muitos deles vivem em áreas rurais com clima árido ou semiárido”, disse o autor sênior Peng Wang, professor de ciência e engenharia ambiental na Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah (Kaust, na Arábia Saudita). “Nosso projeto tira água do ar usando energia limpa que seria desperdiçada e é adequado para fazendas descentralizadas e de pequena escala em lugares remotos, como desertos e ilhas oceânicas.”

O sistema, chamado WEC2P, é composto por um painel solar fotovoltaico colocado sobre uma camada de hidrogel, que é montada em cima de uma grande caixa metálica para condensar e coletar água. Wang e sua equipe desenvolveram o hidrogel em suas pesquisas anteriores, e o material pode efetivamente absorver o vapor d’água do ar ambiente e liberar o conteúdo de água quando aquecido.

Painéis solares conectados a uma caixa de cultivo de plantas que contém 60 sementes de espinafre. Crédito:

Aumento de eficiência

Os pesquisadores usaram o calor residual dos painéis solares ao gerar eletricidade para expulsar a água absorvida do hidrogel. A caixa de metal coleta o vapor e condensa o gás em água. Alternativamente, o hidrogel aumenta a eficiência dos painéis solares fotovoltaicos em até 9%, absorvendo o calor e diminuindo a temperatura dos painéis.

A equipe realizou um teste de cultivo de plantas usando o WEC2P na Arábia Saudita por duas semanas em junho, quando o clima estava muito quente. Eles usaram a água coletada exclusivamente do ar para irrigar 60 sementes de espinafre plantadas em uma caixa plástica de cultivo de plantas. Ao longo do experimento, o painel solar, com tamanho semelhante ao de uma mesa de carteira escolar, gerou um total de 1.519 watts-hora de eletricidade, e 57 das 60 sementes de espinafre brotaram e cresceram normalmente até 18 centímetros. No total, cerca de 2 litros de água foram condensados ​​do hidrogel durante o período de duas semanas.

“Nosso objetivo é criar um sistema integrado de energia limpa, água e produção de alimentos, especialmente a parte de criação de água em nosso projeto, que nos diferencia dos agrofotovoltaicos atuais”, afirmou Wang. Para transformar o projeto de prova de conceito em um produto real, a equipe planeja criar um hidrogel melhor que possa absorver mais água do ar.

“Garantir que todos na Terra tenham acesso a água potável e energia limpa a preços acessíveis faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas”, observou Wang. “Espero que nosso projeto possa ser um sistema descentralizado de energia e água para iluminar casas e plantações de água.”

Saiba mais
+ Carolina Dieckmann pede R$ 9 milhões por mansão no Rio
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua

água