Painel lançado pelo IBGE permite acompanhar covid-19 nos municípios

Plataforma mostra dados sobre a doença no país inteiro e ajudam na tomada de decisões no enfrentamento à pandemia

Gráfico do município selecionado traz o número de casos diários e semanais, desde o final de março. Crédito: Reprodução/IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou na segunda-feira (21/9) o painel Covid-19 Síntese por Município. Trata-se de uma plataforma que permite acompanhar uma série de dados sobre a epidemia no Brasil inteiro, com potencial de auxiliar na tomada de decisões.

Cada município, ao ser selecionado no mapa ou encontrado por meio de busca, vem acompanhado de um gráfico com o número de casos diários e semanais, desde o final de março. Também estão incluídos dados sobre a população vulnerável do município (idosa, domicílios com três ou mais moradores por dormitório ou em áreas de ocupação irregular – como favelas – e a quantidade de localidades indígenas), a capacidade de resposta do sistema de saúde (leitos hospitalares, leitos de UTI, respiradores e profissionais da saúde disponíveis no SUS) e o acompanhamento da pandemia.

Cada dado fornece a comparação com o estado no qual o município está inserido. No mapa, é possível enxergar a situação nos municípios vizinhos.

LEIA TAMBÉM: Quarta fase de pesquisa indica desaceleração da covid-19 no Brasil

Os dados vêm de pesquisas do próprio IBGE, do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o repositório Brasil.IO.

Veja também

+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA
+ Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus
+ Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança