Pandemia reduz consumo de álcool na América Latina e no Caribe

Queda inesperada no número de pessoas que consumiram bebidas alcoólicas nessas regiões foi de mais de dez pontos percentuais no período investigado, de acordo com estudo

Bebidas alcoólicas: redução de consumo surpreendente na América Latina e no Caribe durante a pandemia. Crédito: Léo Ramos Chaves

A adoção de medidas de isolamento e restrição de contato social parece estar alterando a forma de consumir bebidas alcoólicas na América Latina e no Caribe. Houve uma redução no número de pessoas que ingeriam álcool. Eram 77,5% em 2019 e foram 65% no primeiro semestre de 2020, segundo levantamento on-line realizado com 12.328 adultos de 33 países e 2 territórios da região, coordenado pelas epidemiologistas brasileiras Maristela Monteiro, consultora-sênior sobre álcool da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), e Zila Sanchez, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

No período, cresceu de 6,3% para 10,4% a proporção de pessoas que consumiam álcool em eventos on-line. Subiu de 11,2% para 11,9% também a das que começavam a beber antes das 17h. De modo inesperado, houve uma redução geral dos episódios de consumo pesado de álcool (cinco ou mais doses na mesma ocasião).

Pouco mais da metade dos participantes apresentou ao menos um sinal de ansiedade. Nesse grupo, aumentou o consumo de álcool nas situações acima em relação ao ano anterior (Revista Panamericana de Salud Pública, 20 de maio).

* Este artigo foi republicado do site Revista Pesquisa Fapesp sob uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o artigo original aqui.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago