A PepsiCo e a National Geographic uniram-se para lançar o projeto Planet Love, um chamado sobre como temos gerido os recursos naturais de nosso planeta, em especial no que se refere ao consumo de plásticos, e um convite para que todos os agentes da sociedade se unam na busca por soluções. A proposta é preencher a lacuna entre a intenção e a ação, ajudando aqueles que querem dar o primeiro passo e adotar hábitos mais saudáveis para a Terra.

A iniciativa é composta por master classes – apresentadas por Connie Isla (cantora e ativista), Rosa Vásquez Espinoza (bióloga e exploradora do National Geographic), Juanita Ringeling (atriz e ativista) e Diego Ponce de Leon Baridó (empreendedor ecologista e explorador do National Geographic) – e por uma série documental de quatro episódios que serão televisionados e também transmitidos pelo canal do YouTube América Latina da National Geographic.

O projeto faz parte da estratégia e compromisso global da PepsiCo na busca por formas mais sustentáveis de produção, desde a matéria-prima até o produto final, no desenvolvimento da economia circular e na construção de um mundo no qual os plásticos nunca se tornem lixo.

Trabalho de reciclagem

O segundo episódio, já disponível no YouTube na Nat Geo, vem a calhar para o dia 17 de maio, Dia da Reciclagem: ele aborda o trabalho da CooperCaps Sul, cooperativa de reciclagem paulistana parceira da PepsiCo há mais de dez anos.

A cada acesso ao link da plataforma da iniciativa (https://bit.ly/3eS2Eo6), a PepsiCo vai doar R$ 10 para a CooperCaps Sul, com limite máximo de R$ 100 mil. A ação, válida até 31 de maio deste ano, busca estimular a cadeia de reciclagem e o trabalho desses agentes da mudança.

“Como uma das principais empresas de alimentos e bebidas do mundo, reconhecemos nossa responsabilidade de impulsionar a economia circular do plástico e o papel significativo que podemos desempenhar, trabalhando para mudar a forma como a sociedade produz, utiliza e descarta plásticos. Estamos em uma jornada crescente de desenvolvimento sustentável e temos investido financeiramente e, principalmente, com nossos talentos e expertos da sociedade para alcançar nossa visão de plásticos sustentáveis, garantindo que nossas embalagens não se tornem resíduo”, afirma Alexandre Carreteiro, presidente da PepsiCo Brasil Alimentos.

Bases do compromisso

As bases deste compromisso global estão fundamentadas em quatro metas principais até 2025:

  • Tornar 100% das embalagens recicláveis, compostáveis ou biodegradáveis (esse percentual está em 90% atualmente) e atuar pela educação da sociedade para fomentar a reciclagem.
  • Reduzir em 35% a quantidade de plástico virgem em todo o negócio de bebidas, o que equivale à eliminação de 2,5 milhões de toneladas métricas (quantidade que equivale a cerca de 17 estádios de futebol do tamanho do Maracanã).
  • Aumentar para 25% o conteúdo reciclado nas embalagens de plástico e 33% de rPET em embalagens de bebidas.
  • Investir para aumentar as taxas de reciclagem nos principais mercados.

Planet Love faz parte dessa estratégia e está conectada aos três pilares de atuação definidos pela PepsiCo em sua jornada (Reciclar, Reduzir e Reinventar) para fomentar e acelerar interna e externamente as iniciativas a favor da economia circular e a conquista de suas metas até 2025.

Ainda como parte do Planet Love, a National Geographic e a PepsiCo lançarão, em 7 de junho, o Desafio Planet Love, convidando jovens ambientalistas a enviarem suas ideias sobre como podem resolver os problemas que afetam a sociedade.