Pela primeira vez, pandas são filmados acasalando em habitat natural

Pandas foram flagrados. Foto: Reprodução/YouTube

Pandas selvagens foram flagrados acasalando nas florestas da cadeia montanhosa de Qinling, na China, pela primeira vez. O registro foi feito pelos cinegrafistas Yuanqi Wu e Jacky Poon. A gravação vai fazer parte do documentário Pandas: Born to be Wild.

Os cinegrafistas passaram três anos com cientistas e guardas florestais tentando documentar o acasalamento e os comportamentos agressivos dos animais para mudar a imagem que as pessoas têm em relação aos animais por terem contato com eles apenas quando estão em cativeiro e parecem “fofinhos”.

Os esforços da dupla foram recompensados quando eles presenciaram semanas de disputas entre dois machos por uma fêmea. A longa disputa pela fêmea envolve batalhas entre os machos, produção de fortes cheiros, rugidos e rosnados. No fim, o mais novo conseguiu acasalar.

Especialistas nos animais acreditam que o ritual longo tem papel importante no desencadeamento da ovulação das fêmeas e que isso pode explicar por que o acasalamento de pandas em cativeiro é tão difícil de ser visto.

Veja também

+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA
+ Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus
+ Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança

COMPARTILHAR