Pesquisa mostra aumento de invasão de hackers em carros

Casos de invasão de sistemas de carros conectados à internet por hackers aumentaram de 15 incidentes nos primeiros quatro meses de 2018 para 51 incidentes no mesmo período de 2019

A inteligência por dentro dos carros autônomos. (Crédito: Divulgação)

A tecnologia avança para facilitar nossas vidas em todos os setores. O automotivo é um deles. Mas, conforme os carros ficam cada vez mais conectados a redes de internet, estão também mais expostos a invasões de hackers.

Um levantamento feito pela empresa americana Upstream, de cibersegurança para automóveis, mostrou que os casos de invasão de sistemas de carros conectados à internet por hackers no mundo aumentaram de 15 incidentes nos primeiros quatro meses de 2018 para 51 incidentes no mesmo período de 2019.

Dessas invasões, 47% aconteceram nos sistemas de carros sem chave, aqueles que o motorista consegue abrir a porta só com o dispositivo no bolso. Outro dado da pesquisa mostrou que 40% dos ataques tinha como objetivo o furto do veículo.

O segundo ponto mais vulnerável, correspondendo a 17% dos ataques, foram os servidores, onde se armazenam as informações dos veículos e o equipamento que se conecta com outros dispositivos. Alguns testes já mostraram que invasões nos servidores são capazes de enviar comandos a um carro em movimento, o que pode ser bastante perigoso.

Segundo o relatório, conforme o setor aprende com os dados, inevitavelmente ocorre um aumento na quantidade e gravidade dos incidentes. Mais e mais hackers estão focados em roubar informações ou perturbar serviços de mobilidade, e cabe aos fabricantes e empresas de segurança procurarem tecnologias e meios de impedir tais ataques.

COMPARTILHAR
blog comments powered by Disqus