Pesquisadores podem ter encontrado navio naufragado do Capitão Cook

Dimensões e arranjos das madeiras são parecidos com a estrutura do Endeavour, navio do explorador James Cook que o levou à Oceania entre 1769 e 1771

O HMS Endeavour, navio com o qual o Capitão James Cook navegou de Plymouth, na Inglaterra, até a Nova Zelândia / Imagem: Archives New Zealand

Pesquisadores acreditam ter localizado o navio naufragado do célebre Capitão Cook, navegador que descobriu e mapeou a Nova Zelândia e reivindicou a Austrália para o Reino Unidos em 1770.

Segundo cientistas do Projeto Arqueológico Marinho Rhode Island (RIMAP, na sigla em inglês), do Museu Marítimo Nacional da Austrália e da Fundação Australian SilentWorld (SWF), o HMS Endeavour, navio de Cook, é uma das 13 embarcações naufragadas em Newport Harbor, no condado de Orange, Califórnia (EUA).

LEIA TAMBÉM: Produtora revela imagens que mostram como o Titanic está desaparecendo no fundo do mar

O navio foi usado para transportar tropas durante a Guerra da Independência dos Estados Unidos e afundou durante a Batalha de Rhode Island, em 1778.

Um comunicado da RIMAP afirmou que escavações feitas no local do naufrágio revelaram artefatos, fragmentos de madeira, pedaços de couro e outros tecidos, vidros, e cerâmicas, todos compatíveis com um navio do século 18.

John Cassese / Projeto Arqueológico Marinho Rhode Island
Parte do navio naufragado que pesquisadores acreditam ser o Endeavour, do Capitão Cook / Foto: John Cassese / Projeto Arqueológico Marinho Rhode Island

A escavação também expôs uma pequena parte do navio naufragado, que mostrou que as dimensões e os arranjos das madeiras são parecidos com a estrutura do Endeavour.

“Apesar de parecer promissor, ainda não há uma evidência concreta de que esse é o Endeavour”, diz o comunicado da RIMAP. “Mas também não há nenhuma prova de que esse navio seja uma das outras embarcações que fazia parte da frota que afundou no porto de Newport, em 1778”, diz  documento.

Mais pesquisas serão feitas no local dos naufrágios, além de análises laboratoriais das amostras retiradas do suposto Endeavour, que talvez consigam comprovar a identidade do navio.