Pijamas poderão monitorar a qualidade do seu sono

Uma peça confortável de algodão que você veste para dormir em breve será capaz de dizer o quão bem você está dormindo

Uma camisa de pijama com sensores para monitorar respiração, batimento cardíaco e movimento foi desenvolvida por uma equipe da Universidade de Massachusetts e está sendo testada. Feita de algodão com fiação e dispositivos costurados no forro, ela pode ser lavada na máquina, normalmente.

A novidade, apresentada em uma reunião da American Chemical Society na semana passada, possui quatro dos sensores que detectam pressão constante, como a de um corpo sobre a cama. O quinto, posicionado sobre o peito, detecta mudanças rápidas de pressão, fornecendo informações sobre frequência cardíaca e respiração.

Os sinais coletados são enviados para uma pequena placa de circuito que parece e funciona como um botão de pijama comum. O botão possui transmissor Bluetooth que envia os dados a um computador para análise. A camisa pode identificar problemas respiratórios durante a noite e até a quantidade de sono REM do usuário, que é considerado o estágio mais profundo de descanso e é muito importante para a consolidação de memórias.

Parte interna do pijama inteligente, sem forro. (Cortesia de Trisha Andrew)

A equipe ainda está no processo de garantir que os sensores sejam precisos para uma variedade de formas corporais. Até agora, a camisa foi testada em 35 pessoas – 8 delas durante a noite de sono. E já estão sendo desenvolvidas também calças com detectores de pressão para reconhecer o estresse nas costas.

Trisha Andrew e seus colegas da Universidade de Massachusetts, afirmam que a camisa ainda não pode ser usada para diagnosticar problemas médicos. Mas o objetivo é ela venha a substituir a aparelhagem usada em laboratório para análise de sono, ocasião em que os pacientes precisam ficar conectados a várias máquinas durante a noite.

blog comments powered by Disqus